Espanha flexibiliza e abre fronteiras para brasileiros vacinados

Mundo Lusíada

A Espanha flexibilizou as normas sanitárias e abriu fronteiras a brasileiros vacinados que queiram viajar a Europa. O certificado digital do Ministério da Saúde passou a ser reconhecido no país, confirmou o Itamaraty.

Os brasileiros imunizados em regime completo com as vacinas Syringe Pfizer, AstraZeneca, Janssen ou Coronavac, pelo menos 14 dias antes da chegada a Espanha, não necessitarão de quarentena ou exame adicional.

“O Itamaraty recebeu com satisfação a notícia de que a Espanha flexibilizou hoje as condições de entrada de brasileiros, sem a necessidade de quarentena. Mais um importante passo na normalização de ingresso em países europeus” divulgou o governo brasileiro.

A Embaixada da Espanha no Brasil divulgou todas as informações, a partir de 24 de agosto, sobre as condições de entrada na Espanha agora flexibilizadas, sem a necessidade de quarentena e com uma lista ampliada de viajantes admitidos.

Os passageiros que foram vacinados com um regime completo de Pfizer, AstraZeneca (incluindo CoviShield), Janssen ou Coronavac, pelo menos 14 dias antes de sua chegada à Espanha, não precisarão fornecer nenhum teste diagnóstico adicional. No entanto, é possível que lhes possam fazer um teste de diagnóstico na chegada, se a autoridade de saúde considerar necessário. O certificado deve ser traduzido ao espanhol, inglês, francês ou alemão. Para vacinas feitas no Brasil, é preciso o certificado digital do Ministério da Saúde do Brasil na versão em espanhol. Para vacinas feitas na Espanha ou em outro país da União Europeia, o certificado digital COVID da UE.

Atualmente, diversos países da Europa permanecem fechados para turistas brasileiros, exigindo exames negativos para covid-19 e quarentena de 14 dias, como acontece atualmente em Portugal, que permite apenas viagens essenciais, por exemplo por motivos de estudo, saúde, trabalho ou reunião familiar.

O governo português já divulgou que elabora orientações sobre as vacinas Covishield (AstraZeneca) e a chinesa Sinovac, não aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento (EMA), que serão divulgadas em breve.

Após visita ao Brasil, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, confirmou que Portugal analisa com o Brasil a possibilidade de aliviar as restrições à entrada de passageiros provenientes do país sul-americano.

Até agora, Comissão Europeia tem aprovadas vacinas AstraZeneca, Janssen, Moderna e BioNTech/Pfizer, e portanto os portugueses e residentes podem obter o certificado digital da UE desde que tenham recebido uma das vacinas aprovadas no bloco europeu.

Além da Alemanha, a França também retirou as restrições aos brasileiros, desde que imunizados com uma das vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos. Já a Suíça recebe visitantes que foram completamente imunizados com duas doses da vacina (ou vacinas de dose única) nos últimos 12 meses, sem precisar fazer o teste PCR ou cumprir quarentena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *