Diáspora açoriana “ajuda a prestigiar” a Região, afirma José Manuel Bolieiro

Da redação

 

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu neste dia 13 à cerimônia de encerramento da XXVI Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores (CMCA), realizada na ilha de São Jorge, onde destacou a importância da diáspora açoriana na valorização da identidade cultural dos Açores.

O encontro, que decorreu ao longo desta semana, sublinhou o papel vital das Casas dos Açores na manutenção de laços culturais e sociais entre o arquipélago e as comunidades açorianas espalhadas pelo mundo.

Com representantes de várias regiões, incluindo Canadá, Estados Unidos, Brasil e Portugal continental, o encontro celebrou a força da diáspora açoriana e a sua contribuição contínua para o prestígio dos Açores a nível internacional.

José Manuel Bolieiro salientou a importância do trabalho conjunto entre o Governo dos Açores e as Casas dos Açores, destacando o impacto positivo da diáspora na “afirmação” da cultura açoriana além-fronteiras.

“A nossa diáspora, por ser prestigiada, ajuda a prestigiar os Açores, ajuda a prestigiar a nossa autonomia política e a existência dos nossos órgãos de governo próprio”, afirmou José Manuel Bolieiro.

O governante expressou ainda o seu “orgulho” pelo papel da diáspora ao longo dos séculos, nas terras onde foram acolhidos, realçando o respeito conquistado pelos Açores no panorama internacional.

Durante o evento, foram atribuídas Medalhas de Mérito a três figuras açorianas que se destacam pela sua contribuição para a comunidade em Toronto: António “Tabico” Câmara (a título póstumo), Cidália de Sousa e Grinoalda Pavão. Além disso, o Queijo de São Jorge foi eleito como o produto açoriano de qualidade deste ano, reforçando o reconhecimento internacional dos produtos típicos do arquipélago.

A presidência anual do CMCA passou oficialmente da Casa dos Açores do Ontário, no Canadá, para a sua congênere da Nova Inglaterra, nos Estados Unidos, marcando uma nova fase de cooperação entre as Casas dos Açores e as suas respetivas regiões.

O CMCA, fundado em 1997, tem como missão promover iniciativas que fortaleçam as relações culturais, sociais e econômicas entre os Açores e a sua diáspora.

José Manuel Bolieiro aproveitou a ocasião para expressar um agradecimento especial a Suzanne Cunha, Presidente cessante do CMCA, pelo trabalho e dedicação demonstrados ao longo do seu mandato.

O governante felicitou ainda Francisco Viveiros, o novo Presidente do CMCA, desejando-lhe sucesso na continuação desta missão, na consolidação de iniciativas que promovem a açorianidade e fortaleçam os laços das comunidades açorianas espalhadas pelo mundo.

A cerimônia contou ainda com a presença do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e das Comunidades, Paulo Estêvão, e do Presidente da Câmara Municipal das Velas, Luís Silveira, reforçando o apoio institucional e a relevância deste importante encontro.

O governante aproveitou o momento para destacar também o papel crucial da comunicação social açoriana, que tem ajudado a aproximar a diáspora dos Açores.

“A comunicação social tem sido fundamental não só na cobertura noticiosa, mas também através de programas criativos que promovem a literacia e o reconhecimento da nossa diáspora, espalhada pelo mundo”, afirmou.

O evento, decorrido na ilha de São Jorge, simboliza a união e o orgulho açoriano, reforçando assim a importância de o Governo dos Açores, junto das Casas açorianas espalhadas pelo mundo, continuar a construir um futuro em que as raízes e a identidade açoriana se mantenham vivas e se projetem globalmente, através das novas gerações de açorianos pelo mundo, defendeu o governo açoriano.

 

Deixe uma resposta