[Atualizado 15.09.2021]
Da redação
Portugal anunciou a reabertura das fronteiras para turistas do Brasil e a TAP divulgou 37 frequências semanais em setembro, para responder a demanda.
São 11 voos por semana de São Paulo para Lisboa e um para o Porto, seis voos Rio de janeiro – Lisboa e um Rio de Janeiro – Porto, três voos de Brasília, três de Belo Horizonte, cinco de Recife, três de Salvador e quatro de Fortaleza, nesses casos, todos para Lisboa.
O plano de voos da TAP para o Inverno IATA, que tem início a 31 de outubro e se prolonga até 26 de março de 2022, prevê, no período de pico de operação programado pela Companhia, um total de 52 voos semanais do Brasil para Portugal, e contempla a retomada dos voos para Belém, Natal e Maceió.
Estão previstos, nos períodos de pico, 15 voos semanais de São Paulo, sendo 14 para Lisboa e um para o Porto, oito voos a partir do Rio de Janeiro, sete para Lisboa e um para o Porto, dois voos de Belém, quatro voos de Brasília, quatro voos de Belo Horizonte, cinco voos de Fortaleza, três voos de Natal, quatro voos de Recife e mais três voos de Maceió com escala em Recife, e quatro voos de Salvador, todos esses com destino a Lisboa.
Todos os passageiros que pretendam viajar para Portugal por via aérea, exceto as crianças com menos de 12 anos, precisam apresentar comprovante de realização de teste laboratorial molecular por RT-PCR ou teste rápido de antígeno com resultado negativo, realizado nas 72 ou 48 horas anteriores à hora do embarque, respetivamente. Se o passageiro possuir Certificado Digital Covid da União Europeia não precisa apresentar os testes.
A TAP anunciou que oferece gratuitamente o teste de Covid para seus passageiros que comprarem passagens neste mês de setembro com viagens previstas até o final do mês de outubro, as condições estão no site – flytap.com/pt-br. Também uma rede parceira oferece testes de Covid-19 com descontos.
Caso os passageiros desejem partir de Portugal para outros destinos da Europa, é necessário verificar as regras que cada país para entrada de brasileiros. E na volta para o território brasileiro é necessário apresentar teste RT-PCR negativo.
Azul
Já a Azul anunciou o retorno de frequências para Portugal a partir deste mês, com cinco voos semanais, a partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
“Portugal é um mercado importante para nós, pensando que o fato de ser voo direto é um fator decisivo”, diz Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul. A companhia também pretende aumentar a oferta dependendo da demanda.
As saídas de Campinas às 18h15, chega em Lisboa às 8h05 (terças, quintas, sextas, sábados e domingos), e saídas de Lisboa às 10h15 com chegada em Campinas às 16h20 (segundas, quartas, sextas, sábados e domingos).
Latam
Também a LATAM decidiu aumentar de 4 para 6 voos semanais a operação da rota São Paulo/Guarulhos-Lisboa a partir de novembro.
Em dezembro, o voo voltará a ser operado diariamente. A rota conta com aeronaves Boeing 767, que acomodam 30 passageiros na classe Premium Business e outros 191 em Economy.
“Muitos brasileiros estavam ansiosos por essa notícia, pois Portugal é, sem dúvida, um dos nossos destinos internacionais mais procurados. Por isso, é uma satisfação anunciar esse aumento e que o voo para Lisboa voltará a ser diário já em dezembro deste ano, exatamente como era antes da pandemia”, afirma Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.
“Já voltamos para 13 destinos no exterior a partir do Brasil. É nosso compromisso observar cada reabertura internacional para que mais brasileiros possam retomar os seus planos de viagem na medida em que avança o processo de vacinação contra a Covid-19”.
A companhia divulga ainda outros destinos internacionais já abertos a brasileiros totalmente vacinados contra a Covid-19: Espanha, França, Alemanha, Uruguai, México, Colômbia estão entre eles.
Air Europa
A última a divulgar foi a Air Europa que está com a campanha “Na Air Europa não sabemos como é o novo normal, mas o normal é que esses preços façam VOCÊ VOAR!” com tarifas a partir de R$ 2.356, disponíveis passagens aéreas de ida e volta com destino a Porto e Lisboa, e outros destinos que a companhia opera.
Todas as saídas dos voos da Air Europa partem três vezes por semana da cidade de Guarulhos (SP), e têm conexão imediata em Madri, na Espanha.
Para as demais cidades do Brasil, a Air Europa possui acordos com as companhias nacionais parceiras, possibilitando a conexão de todo o país. A condição especial também oferece a possibilidade de uma alteração, sem custo, quanto à data do voo.
As empresas aéreas divulgam que estão reforçando as medidas de segurança e higiene nas operações e seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias dos países onde atua. Permanecem nos voos o uso obrigatório de máscara.