Casa de Portugal de SP se despede do Com. Antonio dos Ramos com ‘tributo’

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

 

A Casa de Portugal de São Paulo realizou um evento no sábado, dia 24 de agosto, em parceria com a Kafka Produções e Eventos, com dois momentos distintos, primeiro com uma solenidade em homenagem ao presidente Antonio dos Ramos (falecido no passado dia 26 de julho em São Paulo), e no segundo momento uma apresentação inédita dos fadistas Jorge Fernando e Maria Emília.

O evento faz parte do projeto cultural “Casa de Fado – Festival de Fado e MPB”, que há anos vem aproximando a população paulista de grandes nomes da música lusitana, mas que também teve por objetivo promover um “Tributo ao Comendador Antonio dos Ramos” que tanto fez pela valorização da cultura por décadas.

Para tanto a diretoria promoveu uma solenidade sob cuidados protocolares do diretor Ricardo Magalhães, que anunciou convidados a usarem da palavra em memória do ex-dirigente. Oportunidade em que o atual presidente da Casa Dr. Renato Afonso Gonçalves, o Cônsul Geral, Antonio Pedro Rodrigues da Silva, o presidente do Conselho Deliberativo Dr. Antonio de Almeida e Silva, e ainda (principalmente) a Sra. Selene Ramos que estava presente com as filhas, genros e netos.

Durante a solenidade foi exibido um vídeo no telão com vários depoimentos de pessoas que conviveram com o ex-dirigente.

 

Destaque para os agradecimentos da Dona Selene Ramos, pelas manifestações de carinho e solidariedade que a família recebeu “nos dias mais difíceis de nossas vidas”, disse citando a exibição do vídeo com as mensagens, afirmando que “foi muito linda, feita com muito carinho e respeito, com muito profissionalismo, muito obrigada a todos os envolvidos nesta linda homenagem, ele iria gostar muito”.

Dona Selene também fez referências à diretoria que “agora tem nas mãos o destino na Casa de Portugal”, desejando o maior sucesso. “Façam tudo com muito amor, responsabilidade, respeito e alegria. Façam como o Antônio sempre fez: colocando os interesses da Casa de Portugal acima de tudo, até acima da família muitas vezes. Mas por ele ter feito assim, temos muito orgulho”, referiu ela sendo muito aplaudida pelo ótimo público presente.

Apresentações artísticas

Terminada a parte da solenidade começou a parte artística com as atrações vindas de Portugal, numa parceria da Casa com a Kafka Produções e Eventos, trazendo uma apresentação inédita dos fadistas Jorge Fernando e Maria Emília. O evento faz parte do projeto cultural “Casa de Fado – Festival de Fado e MPB”, que há anos vem aproximando a população paulista de grandes nomes do fado.

Primeiro cantou a simpática Maria Emilia, uma paulistana com uma forte ligação com o fado. Desde jovem, conviveu com essa tradição musical tanto em Portugal quanto no Brasil. Após um período em que viveu no Minho, onde aprofundou sua paixão pelo fado, Maria Emília retornou ao Brasil, mas foi em Portugal que consolidou sua carreira. Em 2018, lançou seu primeiro álbum, que a estabeleceu como uma das grandes promessas do fado contemporâneo.

Na sequência se apresentou Jorge Fernando, um importante nome da música portuguesa, com uma carreira de destaque. Nascido em Lisboa, em 1957, começou a cantar ainda na infância e, aos 16 anos, estreou profissionalmente ao lado do lendário fadista Fernando Maurício. Além de intérprete, Jorge Fernando é reconhecido como compositor e produtor, sendo responsável por sucessos como “Quem Vai ao Fado” e “Chuva”. Ao longo de sua trajetória, trabalhou com grandes nomes do fado, incluindo a icônica Amália Rodrigues, e participou de festivais tanto em Portugal quanto no exterior.

O encontro entre Jorge Fernando, um dos principais nomes do fado tradicional, e Maria Emília, uma jovem fadista nascida no Brasil, fechou com chave de ouro o “Tributo” ao eterno Comendador Antonio dos Ramos, quem sempre apreciou e ofereceu espetáculos de qualidade ao público de São Paulo. E foi com um espetáculo que une tradição e inovação, mostrando a vitalidade e a evolução do fado, que a Diretoria, convidados e familiares prestaram respeitosa e merecida homenagem ao Comendador Antonio dos Ramos.

Dona Selene Ramos esteve com as filhas, genros e demais familiares. Foto Odair Sene

Deixe uma resposta