Casa de Brunhosinho festejou os 32 anos do Grupo Folclórico com casa cheia

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

A Casa de Brunhosinho de São Paulo, sediada em São Miguel Paulista (Grande São Paulo), organizou no dia 28 de outubro, último sábado do mês, uma grande festa de 32 anos do seu Rancho Folclórico.

Muitos folcloristas e diretores de outras casas regionais estiveram no evento onde foi sorteada uma camisa da Associação Portuguesa Santista – Campeã da Copa Paulista. O vice presidente do clube Emerson Coelho (presente na festa) ofereceu a camisa, o anúncio no palco foi feito pelo folclorista Marcelo João, um dos responsáveis pelo folclore da Casa de Brunhosinho.

Destaque também para uma tocata montada para abrir a programação, composta por integrantes de diversos grupos folclóricos de São Paulo, numa mostra de quanto são queridos pelas demais agremiações. Outro destaque foi para o Grupo da Portuguesa de Desportos, o convidado especial do evento, que se apresentou na festa de aniversário do rancho co-irmão.

Ana Maria apresentou o Grupo da Casa de Brunhosinho e o Eduardo apresentou o Grupo da Portuguesa. No palco a Ana Pantaleão também recebeu do Edu (ensaiador da Portuguesa) uma flâmula da Lusa como presente e gesto de gratidão por terem participado da festa de aniversário.
Vários convidados deram depoimentos ao Programa Orgulho de ser Lusa, como o Franhklin Antero de Sá Pereira, presidente da Comunidade Gebelinense de SP; que disse “não” considerar o Brunhosinho um “co-irmão” mas sim “um irmão” – uma casa-irmã. “Quero parabenizar porque foi uma festa maravilhosa, casa cheia e com muitos amigos em todas as mesas, Casa de Brunhosinho está no nosso coração”.

Também presente em São Miguel, o vice presidente da Associação Atlética Portuguesa, Emersom Coelho, disse estar muito feliz em estar ali com amigos de longa data, mais uma vez. O dirigente também anunciou o retorno do Rancho Folclórico da Briosa para ensaios ainda este ano.

“Depois de sermos campeões, agora que acalmou tudo [por lá] e é de onde eu vim [do folclore] é história da minha família, então o rancho volta sim, volta forte, volta com projeto grande”, disse ele garantindo que agora o rancho vai voltar mais integrado ao clube e mais forte. “Eu faço tudo pela história do meu pai”, disse revelando “de onde vem sua determinação, sua força de dirigente”.

Marcelo João, um dos diretores responsáveis pelo folclore do Brunhosinho, falou sobre as oportunidades dadas às crianças e aos jovens que brotam na casa há anos, crescem e ajudam a manter a questão cultural sempre elevada. Assim como a esposa Ana Pantaleão, ele acolhe quem chega, sem “desfeita” de ninguém “como aconteceu comigo lá no início e aquilo me marcou muito”, lembrou ele justificando porque dá oportunidades aos mais novos.

O atual presidente Celestino Pantaleão também parabenizou seus folcloristas pela festa e disse ser mesmo importante comemorar esses 32 anos de vida. Celestino não é muito de falar tão pouco de dar entrevista, mas faz questão de manter o legado da família Pantaleão, em especial a deixada pelo irmão o saudoso Sr. Domingos.

Em resumo, a Casa de Brunhosinho recebeu muita gente, fez uma grande festa, ofereceu muita música para dançar, ofereceu a culinária lusitana, muito folclore no palco com o grupo da casa e o convidado e ao final uma grande bolo foi colocado à frente para o animado “parabéns” junto dos amigos e convidados. Fonte de informações: Programa Orgulho de ser Lusa (Mirandinha Santos).

 

Deixe uma resposta