ABC Paulista inicia comemorações do Dia da Comunidade Luso-Brasileira

Por Vanessa Sene

CamaraSA2013

Em 16 de abril, a Câmara Municipal de Santo André abriu as comemorações do Dia da Comunidade Luso-Brasileira, com a sessão solene anual alusiva a data, na noite de 16 de abril. O evento foi aberto com a Corporação Musical Lyra de Santo André, homenageando Portugal com canções populares como “Lisboa Antiga” de Amália Rodrigues.

Na mesa solene, esteve o secretário de gabinete Tiago Nogueira, representando o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT); Antonio de Almeida e Silva, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de SP, representando o cônsul de Portugal em SP, Paulo Lourenço; Paulo Freitas, presidente da Casa de Portugal do ABC; Márcia Rodrigues, presidente do Elos Clube do ABC; e presidindo a sessão o vereador Marcos Pinchiari.

A vereadora Bete Tonobohn Siraque, professora e vereadora, deu uma aula de história sobre as conquistas portuguesas, dando destaque para a Escola de Sagres como mais importante que a agencia do governo americano Nasa, pela contribuição e pela forma que marcou a história do mundo com suas descobertas. Bete também afirmou que vai apresentar um projeto de lei sobre a criação da estátua da índia Bartira em Santo André, cidade que ostenta a estátua do português João Ramalho, homenageando dessa forma os índios e as mulheres. Citou o crescimento do setor de panificação através do trabalho desenvolvido pelos portugueses. Ao final de sua explanação, a vereadora convidou os presentes a acenar com lenços brancos, distribuídos aos presentes, embalado à música Vinho Verde na voz de Roberto Leal.

Representando a comunidade luso-brasileira, Ricardo Jacob Magalhães também discursou sobre os 513 anos do Descobrimento do Brasil e Dia da Comunidade. Fez alusão aos brasileiros que criticam a chegada de portugueses, defendendo que os colonizadores trouxeram tecnologia para o país, fizeram inúmeras construções e desbravaram as terras aumentando o território nacional. E citou o dever que a sociedade tem de valorizar sua história e o esplendor de Portugal.

Como descendente de portugueses, Tiago Nogueira, em representação ao prefeito, citou que a história de Santo André está profundamente ligada a Portugal. Parabenizou a colônia portuguesa, defendeu mais intercâmbios e missões empresariais. Chamou atenção da comunidade para que tragam novos projetos para a cidade.

Dr. Pinchiari encerrou a sessão, citando a sua ligação com Portugal, a começar pelos seus avós portugueses, de Alfândega da Fé, Aldeia do Lombo e Figueira da Foz. Citou ainda imigrantes que vieram para o Brasil e nunca mais voltaram à sua terra natal, permaneceram no país que lhes ofereceram muito trabalho. Em Portugal, os brasileiros são também muito expressivos, corresponde a maior comunidade emigrante. Finalizou dizendo que entre as maiores heranças portuguesas está a devoção à Nossa Senhora de Fátima. Ao final, o vereador convidou a todos para um coquetel no salão da Câmara.

LEIA MAIS >> Prefeitura de Santo André convida portugueses da região a apresentar projetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *