10Junho: Assembleia Legislativa de SP homenageia figuras luso-brasileiras

Alesp_10Jun2014

Por Vanessa Sene

Por iniciativa do deputado Fernando Capez, aconteceu a sessão solene em homenagem ao 10 de Junho, Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas, na Assembleia Legislativa de São Paulo, no último dia 06.

Como em todos os anos, o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira foi um dos primeiros que tomou a palavra para enaltecer a comunidade e a cultura portuguesa no Brasil. Em gratidão ao deputado Capez, agradeceu pela solenidade em prol da data magna do país e do povo português. Segundo Antonio de Almeida e Silva, onde quer que estejam os portugueses em todo o mundo celebram a data na cultura lusíada. Apesar da importância da modernidade para o país, citou a importância da história e relembrou Camões que, não podia prever, mas representa o tipo humano do “português de sempre”. E disse ainda em seu discurso que a história não é feita apenas de fatos passados, mas de futuros comuns com países de acolhimento destes imigrantes, como é o caso do Brasil. “Esse é o dia adequado para afirmar que temos orgulho das nossas raízes” declarou.

Já o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, destacou as relações bilaterais e o futuro. No Brasil, as comunidades sempre souberam contribuir para o crescimento dessa grande metrópole que é São Paulo, afirmou. Elogiou o crescimento do Brasil no cenário mundial, e citou que o que melhor Portugal faz hoje interessa ao Brasil que cresce e se internacionaliza. “Estamos vivendo um novo ciclo de relacionamento” entre governos e pessoas, diz o cônsul exemplificando com tantos intercâmbios de estudantes, culturais e artistas atualmente, e por isso “devemos sempre olhar para o futuro com a mesma coragem dos desbravadores”. Ao final, Paulo Lourenço lamentou o cancelamento da visita oficial do Primeiro Ministro de Portugal mas pediu que todos participassem da semana comemorativa.

Antonio Almeida e Silva, Dr. Roberto Lisboa foi um dos homenageados, o cônsul de Portugal, Paulo Lourenço, Ricardo Espírito Santo, e Fernando Capez. Fotos Mundo Lusíada
Antonio Almeida e Silva, Dr. Roberto Lisboa foi um dos homenageados, o cônsul de Portugal, Paulo Lourenço, Ricardo Espírito Santo, e Fernando Capez. Fotos Mundo Lusíada

Entre os homenageados desta noite esteve o presidente do Royal Palm Plaza, Armindo Dias, o português que hospeda a seleção de Portugal em Campinas. Receberam distinção ainda Américo Martins da Costa, Alberto Valente Duarte, Isilda Saraiva Rachas, Ivan Manoel de Oliveira (o Badeco), Milton Neves (não compareceu ao evento), Nuno Motta Veiga Rebelo de Sousa, Ricardo Espírito Santo, Rogério Igreja Brecha, e o promotor de justiça Roberto Senise Lisboa.

Dr. Lisboa fez um pronunciamento em nome dos homenageados. Especialista em Direito do Consumidor, ele declarou que trabalha no processo da Portuguesa de Desportos que terá outros desdobramentos (confira reportagem na edição impressa). Em seu agradecimento, lembrou que Portugal desbravou o mundo e iniciou aquilo que se chama de globalização da Idade Média. Ele que é filho de portugueses lembrou de acordos acadêmicos de grande importância entre Brasil e Portugal, e disse que o país pode se orgulhar de seus descendentes. “São Paulo é a maior comunidade portuguesa no mundo” citou.

No encerramento da sessão, Fernando Capes destacou o espírito empreendedor do português, com seriedade e honestidade. Antes do término, o Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo fez uma curta apresentação e foi bastante aplaudido. O público se reuniu ao final para um coquetel na Assembleia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *