Comunidade Portuguesa homenageada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Foto: André Patroni

Da Redação

Portugueses, luso-descendentes e pessoas que contribuíram para a colônia portuguesa em Mato Grosso do Sul receberam, no último dia 24, uma homenagem da Assembleia Legislativa de MS.

A cerimônia foi realizada no auditório Germano Barros de Souza do Centro de Convenções e reuniu familiares, amigos e autoridades para entrega de comenda e diploma de honra ao mérito legislativo.

Os convidados puderam prestigiar ao vivo a musicalidade do fado português sendo executado pelos músicos Luciana Fisher, Marcos Assunção, Carlos Alfeu e Henrique Lourenço.

A proposição da homenagem partiu do deputado estadual Paulo Siufi, que também foi o autor da iniciativa que reconhece os portugueses e descendentes a nível municipal, na câmara, quando era vereador.

“Os portugueses tem uma história, todos nós somos oriundos do povo português, e a colônia portuguesa em Campo Grande é muito forte, na sua tradição, na sua culinária, através dos eventos que sempre faz no Clube Estoril. Temos um consulado em Campo Grande, um em Corumbá, e eles emitem passaporte, tem direito a votar nas eleições presidenciais, então é um consulado atuante e que merece o respeito da Assembleia” disse Siufi.

O cônsul honorário de Portugal em Campo Grande, Fernando Santos Gonçalves, buscou indicar para a homenagem pessoas representativas de várias cidades, como Bonito, Dourados e Corumbá. “É um reconhecimento da Assembleia sobre o que a colônia portuguesa representa para o estado de Mato Grosso do Sul” afirmou Gonçalves, que representou na ocasião o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Luís Carneiro.

Descendente direto de portugueses, o atual presidente da Associação Luso Brasileira de Campo Grande, Horácio Andrino, agradeceu em seu pronunciamento pelos recentes esforços da Assembleia no intuito de ajudar a colônia portuguesa, entre os quais a declaração de utilidade pública estadual e a entrega da comenda. “A homenagem é merecida porque somos um povo muito trabalhador e merecedor. Fizemos muito para conquistar nosso espaço, tanto na parte econômica como na social, na cultural, e a gente não pode abrir mão de movimentos como este. Nós temos que ser reconhecidos sim, porque isso nos motiva a continuar fazendo coisas diferentes não só pra nós mas também para a comunidade de uma forma geral” disse o presidente.

Entre os que receberam a honraria, pessoas que se destacam em diversas atividades, do turismo, cultura e grãos, por exemplo. Falando em nome dos homenageados, a neta de portugueses Miska Thomé pode agradecer pela lembrança. “É uma alegria muito grande, eu tenho muito orgulho da família Thomé, a gente sempre conviveu com as tradições, eu fui a Portugal, a gente tem família lá, e sempre é um povo muito acolhedor. Portugal é muito lindo, é como se a gente estivesse em casa. Eu fico muito feliz de fazer parte dessa família portuguesa. Tem alguns portugueses que eu conheço desde criança, que eu ouvia minha mãe falar desde muito cedo e é muito legal vê-los aqui recebendo a homenagem” disse a artista plástica.

Além de Miska, foram condecorados com a comenda e diploma de Honra ao Mérito Legislativo: Alfredo Fernandes, André Puccinelli, Armando Martins, Avelino Elias Gomes Laúdo, Carlos Alberto Ervedosa de Gavino Dias, Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Denis Pedrosa, Fábio Veríssimo Gonçalves, Fernando Santos Gonçalves, Gilberto Lopes Cardoso e Henrique João Ruas Pereira Coelho.

Ainda foram homenageados João Alexandre Vicente de Almeida Cardadeiro, João Carlos de Souza Gameiro, Joaquim Rodrigues (in memoriam), José Reis Pouso Salas, Ledir Marques Pedrosa, Lídia Maria Ribas, Luiz Antônio Monteiro Simões, Manuel Cordeiro Damião, Manuel Pinto Paiva, Marcilio Mendonça, Maria de Fátima Corado Gabriel, Nelito Câmara (in memoriam), Nelson Martins Borges, Salazar Cação, Tito Manuel Sarabando Bola Estanqueiro, Vítor Manuel Marques Diniz, Paulo Siufi, Marisa Monteiro Serrano, Cristiane Rospi Rodrigues Godoy e José de Carvalho (in memoriam).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *