Comunidade portuguesa engajada em desfile de Carnaval em Santos

A Escola de Samba União Imperial faz homenagem a comunidade portuguesa no carnaval de Santos, conta com diversos integrantes da comunidade, e homenageia personalidades e entidades representativas da região.

Mundo Lusíada

 

O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba União Imperial vai apresentar no Carnaval 2012 o tema enredo “Reluz A Herança Portuguesa na Terra da Caridade e da Liberdade”, uma homenagem à colônia portuguesa em Santos. E a iniciativa está tendo grande participação dos patrícios nesta iniciativa.

Para contar a colaboração dos portugueses na cidade de Santos, a escola vai dividir o desfile em quatro setores: origem, influência, progresso e integração social, por meio da cultura e do esporte. Serão 16 alas, cinco carros alegóricos e cerca de 1,3 mil componentes.

“Este é um enredo que a União Imperial vem planejando há algum tempo, desde a volta dos desfiles, em 2006. Vínhamos conversando com alguns apoiadores e nomes referenciais da comunidade portuguesa e achamos que agora era o momento certo de levar esta história tão rica para a avenida. Pela adesão que estamos tendo, nossa expectativa vem se comprovando” diz um dos organizadores da escola, Lúcio Nunes, ao Mundo Lusíada.

Entre as entidades que serão destacadas na avenida estão o Clube de Regatas Vasco da Gama, o restaurante Último Gole, o empresário e cônsul-honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes, a Portuguesa Santista, o Centro Cultural Português, entre outras entidades. “Vamos abordar desde a presença portuguesa na formação do povo santista e sua influência no cotidiano santista até a contribuição decisiva da colônia no progresso e desenvolvimento, passando pela cultura, esporte, religião, e outros”.

Para os organizadores da escola, a história da cidade se confunde com a história dos próprios portugueses em Santos. “Os portugueses e seus descendentes são protagonistas de passagens importantíssimas na vida santista. Deram nomes a ruas e bairros, apoiaram os movimentos libertários pela Independência e Abolição, são referência no comércio e trouxeram grandes ideias, que foram vitais no crescimento da cidade. Citamos, por exemplo, o caso de Francisco (Chico) de Paula, filho de portugueses. Foi ele quem idealizou o cais nos moldes em que é hoje. Ou seja, sua contribuição foi decisiva em uma das atividades mais importantes da cidade e do país” diz Lucio Nunes.

Representantes da atual presença portuguesa também estarão no desfile, e atuais dirigentes e apoiadores da comunidade luso-santista. E a participação da comunidade está sendo maciça.

“Nossos ensaios tem recebido semanalmente convidados das entidades homenageadas, integrantes de ranchos folclóricos, diretores dos clubes ligados à colônia e, inclusive, muitos portugueses em férias no Brasil. No fim de janeiro, inclusive, tivemos a honra de receber um grupo de teatro da cidade do Porto, que passou momentos muito agradáveis em nossos ensaios”.

Os ensaios da União Imperial continuam às terças e quintas, até a semana do Carnaval, na quadra da escola (Rua São Judas Tadeu, 20/26, Bairro do Marapé). A União Imperial desfila na madrugada de segunda (20/2) para terça-feira de carnaval, por volta de 1h da madrugada, e ainda conta com fantasias disponíveis. Há alas à venda na Quadra, na Chopperia Último Gole e no CR Vasco da Gama, além de outros pontos espalhados pela cidade.

Para saber mais acesse www.uniaoimperial.com.br, ou pelos telefones (13) 9173-1849 / 3349-3360. “Contamos com a participação maciça da colônia para irmos em busca de nosso sonhado décimo título”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *