Da Redação
A Comunidade Portuguesa radicada no Ceará foi surpreendida com o anúncio da demolição da Praça Portugal, na cidade de Fortaleza. A Praça Portugal é um monumento de referência fundado em 1947. É parte importante da história de Fortaleza. É um assunto que toca profundamente não apenas à comunidade portuguesa, mas à história e cultura de todos os fortalezenses. A preservação da integridade da Praça Portugal é uma causa de toda a cidade.
A Comunidade Portuguesa defende a manutenção da rotatória arborizada da Praça Portugal e a integridade do monumento nele instaurado, a iconografia que simboliza a epopeia marítima portuguesa e união entre os povos lusófonos. A esfera armilar que pende do arco existente na Praça Portugal foi utilizada na bandeira pelo Rei D. João IV entre os anos de 1816 a 1826 como representação do Brasil.
A Comunidade Portuguesa propõe-se a participar da discussão de alternativas técnicas e que permitam a manutenção da Praça Portugal e reuniu-se para o efeito nesta segunda-feira, dia 09, no Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza.
Entretanto, o prefeito Roberto Cláudio garantiu à comunidade portuguesa, representada na pessoa do vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, Dr. Francisco Brandão, a integridade da Praça Portugal, que irá permanecer tal como atualmente até o dia 31 de maio. A presença portuguesa no Ceará tem mais de quatro séculos, somando 410 anos participando da construção histórica de Fortaleza, desde o marco zero de criação da cidade na Barra do Ceará em 1604.
“Agradecemos o carinho e as manifestações de apoio que os fortalezenses têm demonstrado à comunidade portuguesa residente na cidade. Reforçamos o nosso empenho em ajudar na busca de alternativas urbanísticas para reverter o projeto de extinção da Praça Portugal, que é uma referência histórica que faz parte da memória urbana de Fortaleza” traz um comunicado assinado pelo Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, Câmara de Comércio Brasil Portugal no Ceará, Vice-Presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro e Academia do Bacalhau.
Prefeito esclarece
Neste dia 12, o prefeito fez um esclarecimento à jornalistas apresentando o Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (PAITT), incluindo implantação do binário piloto das avenidas Santos Dumont e Dom Luis e a readequação da Praça Portugal. Segundo divulgou a prefeitura, para a execução do projeto da Praça Portugal está previsto R$ 5 milhões em investimentos.
“Queremos que as pessoas entendam que as intervenções a serem executadas na Praça Portugal fazem parte de um projeto mais amplo que envolve diversas áreas da cidade. Aquela área específica chega a concentrar até 30% do tráfego diário de Fortaleza. Quando o PAITT estiver com todos os projetos-piloto concluídos, teremos vários benefícios, como maior fluidez no trânsito e redução de acidentes. Encerramos 2013 com uma frota de 908 mil veículos na cidade e, se nada for feito, o trânsito tende a piorar”, explicou Roberto Cláudio.
Segundo ele, a mudança de sentido na Avenida Dom Luís (que terá sentido único com a implantação do binário), desequilibrará o fluxo em torno da Praça Portugal. Com isso, o local não pode mais operar como uma rotatória comum (sem semáforos). A equipe do PAITT desenvolveu cenários para viabilizar o binário: os dois primeiros projetos previam a construção de túneis sob a praça atual, no sentido da Avenida Dom Luís ou no sentido da Avenida Desembargador Moreira. E um terceiro projeto, considerado menos impactante e mais viável financeiramente, é a criação de novo formato para a praça, com quatro áreas de convívio.
O prefeito quer que projeto da Praça Portugal seja debatido com a população para que sejam incorporadas novas ideias. “Algumas ideias boas estão surgindo, como resgatar a praça com a feirinha que existiu anos atrás. Também não perderemos a homenagem à colônia portuguesa”.
Foi solicitado audiência com o Prefeito que convidou a comunidade portuguesa para uma audiência que será realizada na próxima sexta-feira, dia 14, às 16h. Estarão presentes na reunião o vice-cônsul de Portugal em Fortaleza, representantes das diversas instituições portuguesas existentes e/ou representadas em Fortaleza – Câmara Brasil Portugal no Ceará, Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Sociedade Beneficente Dous de Fevereiro, Academia do Bacalhau – e membros destacados da comunidade nas áreas do Urbanismo, História e Jornalismo.
2 comentários em “Comunidade Portuguesa defende a manutenção da Praça Portugal no Ceará”
os portugueses deviam lutar também para revitalizar a casa do Portugues que fica na Av. joao pessoa. Que esta abandonada e foi construida em 1950.
Boa tarde!
Para a comunidade portuguesa em Fortaleza, informo que tenho uma bela moradia na praia de Porto das Dunas, que vendo. Se conhecerem interessados pago uma comissão de 5% sobre o preço de venda.