Da RedaçãoCom Portugal Digital
A imprensa brasileira vem divulgando uma ideia da comunidade portuguesa residente em São Paulo, no Brasil, de ter o Zico como treinador da seleção de Portugal, após a notícia da demissão do ex-técnico Carlos Queiroz.
Artur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, nascido no Rio de Janeiro, possui cidadania portuguesa, já que seu pai é português natural de Tondela.
A notícia veio à tona na noite de quarta-feira, 08 de agosto, quando o time do Flamengo, do qual Zico é diretor de futebol, enfrentou o São Paulo Futebol Clube no Morumbi. Minutos antes do jogo, um repórter de uma rádio informava sobre esta possibilidade, já que em conversa com alguns diretores da Casa de Portugal e de outras entidades portuguesas da cidade de São Paulo, teria obtido a informação.
Os portugueses residentes em São Paulo estão descontentes com as recentes atuações de Portugal pelas eliminatórias da Eurocopa, informa uma fonte ligada à Casa de Portugal.
Eles defendem que a Federação Portuguesa de Futebol faça uma análise sobre a escolha de Zico, "visando, inclusive, uma maior integração entre portugueses e brasileiros para a Copa 2014 no Brasil", opinam os defensores da escolha do ex-jogador do Flamengo.
HomenagemIndependentemente, a diretoria da Casa de Portugal de São Paulo, presidida por Júlio Rodrigues, aprovou, em reunião, uma homenagem ao ex-jogador, com a entrega da medalha "Comendador Pereira Queiroz", em data a ser marcada.
Sobre o movimento em defesa de seu nome para dirigir o selecionado português, Zico declarou: "Tenho o coração luso-brasileiro e sinto-me honrado pela lembrança dos portugueses de São Paulo".