Comunidade não é coisa do passado, diz Cônsul de Portugal em SP

Mundo Lusíada

Cônsul Geral de Portugal em São Paulo. Foto/Arquivo: Mundo Lusíada
Cônsul Geral de Portugal em São Paulo. Foto/Arquivo: Mundo Lusíada

Em recente pronunciamento nas comemorações do Dia de Portugal, Camões e Comunidades, o cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, declarou que a comunidade portuguesa pode fazer mais por Portugal, e trazer a modernidade do país e uma imagem mais contemporânea, integrando as novas gerações de portugueses no Brasil.

“As comunidades luso-brasileiras não são uma coisa do passado. Elas tinham que ter um papel importante na representação da imagem em Portugal, por isso que fiz este apelo, o papel delas em minha opinião é insubstituível. Um papel, de fato, representação permanente no terreno, e para mim podem ter um papel alargado, mais completo e diversificado”.

Lourenço diz que acredita na capacidade das associações de mudar e trazer mais de Portugal, para além da história e patrimônio cultural que “temos que continuar a zelar” disse, citando como exemplo abrir sessões como essa na Assembleia para a própria sociedade brasileira.

“Temos que sensibilizar para aquilo que Portugal é hoje. Camões, sim, é a língua, o fado, o folclore, as padarias também, mas é ainda mais do que isso, e temos que mostrar que é mais do que isso. Essa é a forma mais eficaz de ajudar Portugal a sair desse momento de crise, mostrar o que Portugal é hoje”.

Segundo ele, o apelo que fez às comunidades passa também pelo futuro das próprias associações, acredita Paulo Lourenço. “A comunidade luso-brasileira em São Paulo deu provas, desde sua origem, que é capaz de fazer muito mais do que isso. Portugal nunca teve medo de mudança, as associações que hoje fazem parte da comunidade nunca tiveram medo de mudança. E por isso, elas podem fazer mais, e nesse movimento de tentar fazer mais, podem se calhar descobrir a resposta para outra pergunta que é como elas se renovarão e abrirão suas portas para a sociedade brasileira e para este outro Portugal”.

LEIA MAIS >> Comunidade vive noite de homenagens na Assembleia Legislativa de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *