Por Eulália Moreno
Para Mundo Lusíada
A coragem e a determinação do povo de Trás os Montes está presente nesta Associação, fundada por Gebelinenses mas que hoje agrega não apenas emigrantes portugueses daquela região, como de todo Portugal, brasileiros e luso-descendentes.
Em março de 2010 a sede do Gebelinense teve parte do seu teto destruída por um temporal. Para a sua reconstrução contou com a colaboração da prefeitura de Mairiporã e da Comunidade Luso-Brasileira que compareceu aos eventos daquele ano, prestigiando os almoços e fazendo doações por intermédio de uma conta bancária possibilitando, em tempo recorde, os reparos dos estragos causados.
O novo ano trouxe a posse de uma nova Diretoria liderada por Alcino Augusto Loureiro que se empenhou em oferecer entretenimento e a elogiada gastronomia a todos os que deslocaram a Serra da Cantareira sempre atentos e informados sobre os eventos através da agenda publicada no site http://www.gebelinense.com.br/.
A primeira festa aconteceu a 27 de Março e abrilhantada pelos Cantares e Dançares do Minho foi o prenúncio de um 2011 muito proveitoso para a Comunidade que é sem dúvida, um exemplo de organização e profissionalismo no que oferece ao público e no atendimento aos profissionais da imprensa.
A festa em louvor ao padroeiro da freguesia de Gebelim, São Bernardino de Sena, que aconteceu no dia 11 de setembro foi, sem dúvida, o ponto alto deste ano de grandes realizações. À procissão seguiu-se a apresentação de Roberto Leal que, com a sua banda e os seus bailarinos, a todos emocionou. Ele, também filho das terras trasmontanas, sentiu-se em casa e entregou-se ao público que o acarinhou com muitos aplausos e que, ao final, dirigiu-se ao camarim para cumprimentá-lo. Duas horas depois de terminado o espetáculo, Roberto Leal, pacientemente, ainda atendia aos pedidos dos seus fãs de autógrafos e fotos.
O evento do passado dia 6 de Novembro contou com a apresentação de Luciano Facciolli (que sempre faz questão de relembrar que tem um “Ribeiro” no seu nome para comprovar a suas ascendência portuguesa) e a animação da Banda Albatroz com um repertório musical que animou grande parte dos presentes a dançar junto ao palco.
Os jogadores da Associação Portuguesa de Desportos, Leandro Silva, Junior Timbó, Cleiton Pedra e Mateus prestigiaram o evento e foram muito festejados por todos os presentes, prometendo a título de Campeã para a Lusa, promessa que se cumpriu para grande alegria da sua massa associativa e da Comunidade Luso-brasileira em geral.
Feliz com os resultados deste ano, o presidente da Comunidade Gebelinense, Alcino Loureiro, agradeceu em nome da Diretoria a todos os que compareceram aos eventos da Associação e prometeu mais trabalho e dedicação para 2012 de forma a tornar ainda mais convidativos os eventos que já se tornaram ponto de encontro para os apreciadores da boa gastronomia que ali é servida a preços acessíveis.
No próximo dia 11 de Dezembro, a Comunidade Gebelinense cede as suas instalações para o Grupo Renascença organizar um evento de distribuição de roupas e mantimentos para crianças carenciadas da região, e a 27 de Dezembro, um outro evento ali acontecerá, igualmente beneficente, em prol de moradores de rua.