A comunidade portuguesa residente no Grande ABC compareceu pela manhã no Paço Municipal da cidade para participar do início das comemorações dos 465 anos de fundação da cidade, pelo português João Ramalho. Confira Galeria >>
Por Odair Sene
No domingo dia 08 de abril, a comunidade portuguesa residente no Grande ABC compareceu logo pela manhã no Paço Municipal da cidade para participar do início das comemorações dos 465 anos de fundação da cidade, pelo português João Ramalho, que é lembrado e homenageado há décadas neste dia.
Na abertura da solenidade o cerimonial convidou inicialmente o prefeito Paulo Serra e a primeira-dama Ana Carolina Serra, o vice-prefeito André Luiz Zacarias, o presidente da Câmara Municipal Almir Cicote, o presidente da casa de Portugal do Grande ABC Carlos José Rodrigues junto com a esposa Márcia Theodoro Rodrigues e várias outras autoridades do município.
O presidente da Casa de Portugal Carlos Rodrigues falou aos presentes basicamente para prestar seus cumprimentos e divulgar a agenda da entidade que preside. Com destaque para a festa de aniversário realizada em março, na qual esteve o pai do prefeito, Sr. Paulo Américo Pinto Serra. Carlos Rodrigues encerrou falando do evento que acontece no mês de maio, dia 06 em homenagem à Nossa Senhora de Fátima.
Falou também o vereador Edson Sardano, em nome dos vereadores andreenses, disse sentir um grande orgulho em poder falar representando seus colegas de Câmara, sendo seguido no discurso pelo prefeito Paulo Serra que agradeceu a presença de todos, especialmente de instituições como: Bombeiros, Tiro de Guerra, Escoteiros, Guarda Municipal, como da presidente do Fundo Social de Solidariedade, esposa dele, Ana Carolina, dos representantes da comunidade portuguesa e das famílias ali presentes.
O prefeito fez questão de ressaltar que está empenhado na preparação da cidade para um futuro melhor, dizendo que “vislumbra” uma grande comemoração daqui há 35 anos quando Santo André completa 500 anos.
“Sabemos que estamos no caminho certo e que melhores dias virão, faz parte de uma das nossas tarefas, um dos nossos legados é deixar para a cidade um planejamento para os próximos 35 anos, sem deixar as necessidades imediatas como saúde educação e segurança, a Prefeitura segue trabalhando”, disse referindo que tem que governar com um pé no presente com o olho no futuro e respeitando o passado, “que é o que nós estamos fazendo aqui hoje, quem não olha o futuro e não respeita o passado, não consegue construir uma cidade mais justa que trata as pessoas com mais respeito e com serviço público de qualidade”, disse.
Paulo Serra falou da sua alegria em estar nesta comemoração por ser de Santo André, ser neto de português, “Américo Pinto Serra chegou nessa cidade em 1921 e trouxe para cá toda a família de Viseu e criou aqui nossas raízes, eu já sou a segunda geração pai e mãe já são andreenses nascidos na cidade”, falou o prefeito justificando seu orgulho no evento.
“E isso não tem a ver com partidos, é independe de partido político, não é partidário é interação mesmo de cada pessoa, de cada cidadão, de cada político para vislumbrar e ter no futuro uma cidade melhor, o trabalho é grande os desafios são enormes mas a esperança é enorme e que permaneça no coração e na mente do andreense”, declarou encerrando com muitos agradecimentos.
Logo após os discursos procedeu-se a homenagem ao português João Ramalho, fundador da cidade. Pela primeira vez o Grupo de Escoteiros “Jaçatuba 105” foi encarregado de trazer a coroa de flores até a estátua, local onde estavam as autoridades. Este grupo de Escoteiros estavam em torno de 15 componentes coordenados pelos chefes: Paula e Acácio os dois responsáveis pela criançada que marcou boa presença na solenidade.