O sucesso do e-commerce em 2020 está trazendo algumas mudanças na preferência do consumidor no momento das compras. Alguns dados recém-divulgados mostram que as lojas online portuguesas tiveram um crescimento de 83% nas receitas no mês de novembro. Enquanto isso, os sites estrangeiros viram um aumento bem menor, que não passou dos 20%. Esses altos índices foram alcançados, principalmente, durante as promoções da Black Friday.
Assim como acontece no Brasil e em todo resto do mundo, as lojas virtuais estão crescendo e batendo recordes durante este ano. Por conta da crise, as empresas precisaram investir no comércio online, e não focaram apenas nas vendas presenciais. A resposta está sendo positiva em Portugal, pois essas taxas de crescimento divulgadas pela SIBS Analytics são a prova de que as empresas portuguesas estão conseguindo inovar de maneira eficiente e de uma maneira que agrada o consumidor.
Outra prova do sucesso recente do comércio online em Portugal é o número de utilizadores do MB Way durante os meses mais recentes. O aumento entre julho e outubro, se comparamos com 2019, foi de 300%. Ou seja, o aplicativo de pagamentos digitais voltou a ser bastante usado entre os portugueses, principalmente com os smartphones. O uso do aplicativo MB Way também conseguiu uma alta taxa de crescimento, que ficou acima dos 250%.
A tendência que acontece no país europeu também é uma realidade no Brasil. Durante o segundo semestre deste ano, o e-commerce brasileiro seguiu em alta e registrou uma receita 10% maior do que no ano passado. Assim, é possível fazer uma análise de que o comércio online chegou para ficar, seja em terras lusas ou brasileiras. As expectativas para 2021 é que as lojas virtuais consigam ainda maior destaque.
Black Friday e promoções
No mesmo mês em que o e-commerce em Portugal bateu recordes, a Black Friday se consolidou como um dos períodos mais importantes para este comércio. As lojas online conseguiram taxas inéditas entre a Black Friday e a Cyber Monday, e garantiram um crescimento acima dos 1000% se comparado com 2019. É evidente que as pessoas optaram por realizar as compras no formato digital.
Esses números são uma prova de que o investimento das lojas online, seja em propaganda ou em estrutura, está valendo a pena em Portugal. O uso de promoções, degustações e outros tipos de ofertas estão se transformando em ferramentas essenciais no comércio virtual. Uma prova disso é que essas ações são usadas em diferentes plataformas. Por exemplo, os sites de streaming costumam oferecer uma degustação gratuita do catálogo, seja de música ou filme, para todos os novos assinantes. Algo semelhante acontece com os sites de cassino online, que possuem bônus de rodadas grátis em slots machines e outros jogos populares de apostas. Isso chama a atenção de novos clientes, e explica um pouco desse sucesso recente que o mundo virtual consegue com as pessoas.
Uma empresa que pode servir de referência para isso é a Apple, que possui uma propaganda forte tanto no Brasil como em Portugal. Durante a Black Friday deste ano, os consumidores portugueses foram alvo de algumas campanhas da empresa norte-americana e o resultado foi um sucesso. Foram mais de 450 unidades de iPhones vendidas no final de novembro, com destaque para os modelos mais antigos, como o iPhone 8 e o iPhone 7.
Sucesso no Brasil
Enquanto as lojas online crescem acima dos 200% em Portugal, o e-commerce brasileiro está gerando receitas na casa dos bilhões de reais. Segundo os relatórios mais recentes, a Black Friday no Brasil foi encerrada com mais de R$ 4 bilhões em vendas, o que significa um crescimento de 25% se comparamos com 2019. Ou seja, um aumento significativo e que merece uma atenção.
Os dados divulgados mostram que foram realizados mais de 6 milhões de pedidos, e isso significa um novo recorde para os comerciantes digitais. Isso também simboliza o empurrão que o e-commerce brasileiro ainda precisava levar para se consolidar no mercado nacional. É possível imaginar que, durante os próximos anos, as empresas comecem a se modernizar para vender na internet de maneira mais efetiva.
As lojas portuguesas podem servir de inspiração, principalmente após os resultados divulgados da Black Friday no país. Os números das vendas online em Portugal são uma amostra de como o investimento em ferramentas virtuais pode trazer um resultado imediato e significativo. Afinal, mesmo com a crise deste ano, é possível afirmar que 2020 foi um dos melhores períodos para começar uma loja online, ou qualquer tipo de serviço digital.