Da Redação
É fato que bons hábitos se formam na infância. E dependendo dos costumes alimentares das famílias, inserir alimentos saudáveis e nutritivos na rotina das crianças pode ser uma tarefa um pouco árdua. Mas com esforço, criatividade e dedicação, fica tudo mais fácil.
Para auxiliar nessa empreitada, Ana Maura, desenvolvedora de produtos da Boali, rede de alimentação saudável do Brasil, separou algumas dicas para ajudar os pais a incorporar a alimentação nutritiva no pratinho da garotada.
O primeiro passo é criar um universo lúdico e divertido, afinal, o mundo dos pequenos é colorido e cheio de sonhos. Por isso, a recomendação é criar pratos que despertem o interesse pela refeição e a deixam muito mais gostosa, como formar rostinhos alegres utilizando ovos, rodelas de tomate e pão de forma.
Outra dica muito importante é que os pais ou responsáveis sejam o exemplo que eles desejam para os filhos. Isso significa que é preciso comer de tudo, ou quase tudo, sem fazer cara de aversão para determinados alimentos.
Se as crianças veem os adultos negando verduras e frutas, elas são capazes de repetir esses padrões e ter uma alimentação pobre em nutrientes.
Na hora de montar uma salada de frutas, de legumes e verduras, enfim, qualquer prato, chame as crianças para ajudar. Desta forma, elas sentirão mais vontade de provar a comida e será mais fácil incentivar o consumo de alimentos saudáveis. Além disso, essa atitude também estimula o senso de responsabilidade e a criatividade nos pequenos.
Procure sempre despertar a curiosidade das crianças sobre diferentes tipos de alimentos. Apresente frutas, legumes, sanduíches e até saladinhas.
Vale lembrar que é preciso ser o exemplo para eles, portanto, experimente na frente deles, dizendo o quanto é saboroso e necessário para dar mais força para brincar com os amiguinhos e ir bem na escola. Faça uma ligação das vantagens dos nutrientes com o mundo lúdico que vivenciam e perceberá mais rapidamente como é possível transformar os hábitos por meio de uma alimentação variada e rica.