Da Redação com Lusa
O presidente e vice-presidente do Governo dos Açores estarão na quarta-feira no Brasil para comemorar os 270 anos do povoamento açoriano de Rio Grande do Sul e 250 anos da fundação de Porto Alegre, passando ainda pelo estado de Santa Catarina.
Os programas das visitas oficiais apontam para uma viagem de quatro dias ao estado de Rio Grande do Sul e de dois dias a Santa Catarina, para o lançamento das comemorações dos 275 anos do povoamento açoriano deste Estado brasileiro.
Na quinta-feira, em Porto Alegre, no RS, a agenda do presidente e vice-presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro e Artur Lima, começa pelas 15:00 locais (18:00 nos Açores, 19:00 em Lisboa) no Palácio de Piratini, para uma apresentação de cumprimentos ao Governador e ao Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Sul.
Ás 19h, a inauguração da exposição fotográfica dos 250 anos da cidade de Porto Alegre, pelo Governador do Estado de Rio Grande do Sul e pelo presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM).
Na cerimônia, haverá intervenções do Embaixador de Portugal no Brasil, do Governador do Estado do Rio Grande do Sul e do presidente do Governo Regional açoriano, que vai receber uma comenda do governador.
Já na sexta-feira, pelas 16:30 locais, Bolieiro participa na cerimônia de descerramento de placa de homenagem aos açorianos, na primeira praça da cidade.
A Praça Brigadeiro Sampaio, em Porto Alegre, é considerada a mais antiga da cidade.
A comitiva segue, pelas 18:30 locais, para a sessão comemorativa do aniversário da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul (CAERGS), na cidade de Gravataí.
Durante o evento, vai ser lançada a cartilha infantil Os Viajantes Açorianos no Rio Grande do Sul, editada pela CAERGS com o patrocínio do Governo dos Açores.
Está ainda prevista a “assinatura de acordo de intenções, pelo prefeito municipal de Gravataí e pelo presidente da Câmara Municipal da Horta, para geminação das duas cidades”.
De acordo com a CAERGS, fundada em 23 de março de 2003, “teve o seu embrião nas atividades culturais de motivação açoriana propostas pelo governo da Região Autónoma dos Açores desde a década de 1980–90”.
Tal surgiu na sequência de “ações de intercâmbios culturais em que muitos gaúchos, dentre eles vários gravataienses, participaram nos Açores”, passando a interessar-se em promover no Brasil “a expansão da cultura de seus antepassados ilhéus”.
No sábado, pelas 11:30 locais, tem lugar a cerimônia de reconhecimento do Governo dos Açores, com a entrega da medalha dos 250 anos da fundação açoriana da cidade de Porto Alegre, no Paço Municipal (antigo Paço dos Açorianos).
Haverá ainda oportunidade de uma visita ao Monumento aos Açorianos, inaugurado em 26 de março de 1974, durante as comemorações do aniversário da cidade.
A obra de 17 metros de altura e 24 de comprimento, localizada na praça dos Açorianos, é uma homenagem à chegada, em 1752, dos primeiros 60 casais açorianos a Porto Alegre, antigo Porto dos Casais.
A obra feita em aço, do escultor Carlos Tenius, lembra uma caravela, composta por corpos humanos entrelaçados, tendo à frente uma figura que alude ao mitológico Ícaro e representa a vitória, de acordo com a descrição consultada pela Lusa no site do Governo brasileiro.
No domingo, Bolieiro e Artur Lima deslocam-se a Florianópolis, para o lançamento das comemorações dos 275 anos do povoamento açoriano do Estado de Santa Catarina.
O presidente do Governo Regional dos Açores desloca-se, também, à Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus para entrega de uma Coroa do Divino Espírito Santo.
A paróquia é a “única das 14 Festas do Divino na cidade de Florianópolis que ainda não tem Coroa própria”, indica o executivo açoriano no seu programa.
Na quarta-feira, o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse que o executivo vai visitar as comunidades açorianas do Brasil de 23 a 30 deste mês para “resgatar as raízes” açorianas dos descendentes da região.