Comissão de Inquérito sugere afastamento do Porto da Taça da Liga

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

 

Comissão de Inquérito sugere afastamento do Porto da Taça da Liga

LOGO_fc-portoApurou-se essa semana que a Comissão de Instrução e Inquérito da Liga, que avaliou o processo sobre o suposto atraso proposital do Porto na partida contra o Marítimo, deu parecer contrário a atitude dos dragões, sugerindo a perda dos pontos (e consequente afastamento da Taça da Liga) em inquérito que agora passa as mãos do Conselho de Disciplina da Federação (que pode simplesmente aplicar apenas uma multa ao Porto ou até a pena de derrota na referida partida, em se provando o dolo). Ao Porto cabe ainda recorrer, da decisão que for proferida, ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa, que é quem tem a última palavra.

TAÇA DE PORTUGAL

Dia 5 de fevereiro, quarta-feira:

Penafiel – Benfica, 19 horas.

O Penafiel bem que tentou e quase ia conseguindo o feito de levar a partida pelo menos para a prorrogação, com uma defesa compacta e quase intransponível e um meio de campo pegador. Porém seu ataque inexistiu, o que fez o time das águias lutar do começo ao fim, mas quase sem conseguir fazer a bola chegar à meta adversária, não fosse um chute do sérvio Sulejmani, a 6 minutos do apito final, e que valeu a vitória por 1×0 e consequente passagem a semifinal da disputa, onde o Benfica enfrenta agora o Porto.

Porto – Estoril, 21 horas.

O Porto saiu atrás no marcador, levou um sufoco do time praiano nos primeiros 45 minutos, mas ainda teve forças para igualar a contagem perto do final do tempo inicial com Quaresma. Para a etapa complementar o Estoril conseguiu manter apenas por 10 minutos o futebol do primeiro tempo; quando daí pra frente só deu Porto, que mesmo assim conseguiu a vitória apenas a 3 minutos do final com Ghilas. Com essa vitória por 2×1 o time dos dragões enfrenta nas semifinais o Benfica.

Os confrontos das semifinais (jogos de ida e volta) entre Porto e Benfica já estão agendados para os dias 26 deste mês no Estádio do Dragão; e 16 de abril no Estádio da Luz.

Dia 6 de fevereiro, quinta-feira:

Rio Ave – Acadêmica, 19 horas

O Rio Ave venceu a Acadêmica por 1×0, gol que surgiu aos 32 minutos da etapa final, oriundo de uma falha do goleiro dos estudantes, e com isso assegurou vaga para enfrentar o Braga nas semifinais da Taça de Portugal; em jogos de ida e volta.

Braga – Desp. Aves, 21 horas.

Depois de um empate por 1 gol no tempo normal, o Braga acabou por eliminar o D.Aves na prorrogação, quando fez mais 2 gols, e conseguindo sair de vencida por 3×1. Com o resultado o Braga agora enfrenta nas semifinais o Rio Ave; em jogos de ida e volta.

 

SUPERLIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL

A 17ª jornada terminou só esta semana com os seguintes jogos restantes:
Segunda-feira, 3 de fevereiro:
V. Guimarães 1×2 Nacional, 20 horas
Quarta-feira, 5 de fevereiro:
P. Ferreira 3×1 Olhanense, 20 horas·.

Já a 18ª jornada começou nesse sábado, dia 8, quando às 18h o Nacional recebeu o Belenenses e venceu por 2×0.

Um pouco mais tarde, às 20h, foi a vez do V.Setubal receber o V.Guimarães e também vencer, porem por 3×2.

No domingo mais cinco jogos, sendo dois às 16h: Olhanense 1×1 Marítimo; e Rio Ave 1×1 Arouca.

As 18h o clássico da Luz, com o Benfica recebendo o Sporting, acabou por não acontecer, devido aos fortes ventos (seguidos mais tarde por chuvas alarmantes) que fizeram soltar inúmeros pedaços de espuma da cobertura do Estadio de forma continua e ininterrupta pouco antes do inicio do encontro; fazendo com que o mesmo fosse transferido para a próxima terça, dia 11, as 20:15h e no mesmo local.

As 18:45h foi vez do Porto receber o Paços de Ferreira, e vencer por 3×0.

E no último jogo do domingo, as 20:45h, o Braga recebeu o Gil Vicente e venceu por 4×1.

A jornada só termina na segunda, dia 10, quando às 20h a Acadêmica recebe o Estoril.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Porto

O central argentino Otamendi, que a ultima hora quase não foi contratado pelo Valencia, que já excedia o numero de extra-comunitarios, acabou mesmo por ser negociado com os espanhóis, que pagaram 12 milhões de euros ao Porto pelo seu passe, sem, contudo poderem utilizá-lo nessa temporada (não houve tempo para sua inscrição). Especula-se que ainda essa semana o jogador possa ser emprestado ate ao final da temporada para o Atlético Mineiro.

Sporting

Boa parte dos 36 mil torcedores leoninos presentes no jogo contra a Acadêmica, em Alvalade domingo passado, como forma de protesto contra a atitude do Porto em atrasar seu regresso ao gramado na partida contra o Marítimo pela Taça da Liga, viraram-se de costas para o gramado durante 3 minutos estendendo uma faixa com os dizeres: “3 minutos e não mais”.

Os dirigentes leoninos não estão preocupados com o possível assedio do Porto a Leonardo Jardim. Primeiro porque o técnico madeirense tem contrato com o time de Alvalade ate 2015, e segundo porque o mesmo tem uma multa rescisória salgada, na casa dos 15 milhões de euros.

 

Outros Esportes

Ao vencer nessa segunda-feira a Ucrânia por 2×1, Portugal garantiu vaga na semifinal do Europeu de Futsal da Bélgica, quando então enfrentou na quinta a seleção da Itália, que houvera vencido a Croácia pelo mesmo placar. Mesmo terminando o 1o tempo na frente do marcador por 2×1, Portugal não soube segurar a vantagem, levando mais 3 gols e chegando a ficar perdendo por 4×2. O 3o gol português não deu o animo necessário para que a seleção lusa chegasse pelo menos à igualdade no marcador, sendo derrotada por 4×3; e alijada para a disputa do 3o lugar que aconteceu nesse sábado frente à Espanha (que foi derrotada pela Rússia; finalista ao lado da Itália), com nova derrota, nessa feita de goleada, perdendo para os espanhóis por 8×4. Na decisão do titulo, a Itália sagrou-se campeã europeia levando de vencida a seleção russa.

Portugueses no Exterior

Jornais europeus dão como certa a contratação de Carlos Queiroz para dirigir a Seleção da África do Sul logo após o termino do Mundial no Brasil, onde o técnico luso ainda estará comandando a seleção do Irã. Vale lembrar que Queiroz já treinou a seleção africana de 2000 a 2002.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *