Começa a Semana Cultural Brasil-Moçambique em Maputo

Mundo Lusíada

logo_bandeiraBrasilMocambiqueNeste domingo, dia 07 de setembro, teve início a realização da Semana Cultural Brasil Moçambique, na capital Maputo.

Idealizado e organizado pelo Centro de Cultura Brasil – Moçambique (CCBM) o evento conta com as mais diversas atrações, desde Apresentações Teatrais, Palestras, Shows, Exibição de Filme, e se encerra com um final de semana de Gastronomia Brasileira.

A semana celebra os 40 anos da Assinatura dos Acordos de Lusaka em Moçambique e os 192 anos da Independência do Brasil, ambos assinalados no dia 7 de Setembro.

A programação do evento começou dia 07 com a estreia do programa na Rádio Moçambique, “A Novíssima Música Brasileira” com novos nomes do cenário musical.

De 05 a 09 de setembro, oficinas de teatro acontecem no pátio do CCBM, um projeto da “Conexão Teatral Brasil-Moçambique” em parceria com a Associação Cultural Xinguerenguere. Com entrada livre, é apresentada a peça brasileira “O Folclore do Amor, do grupo As Lucianas, dia 09.

A programação integra ainda uma mostra de xilogravura do brasileiro Enéias Tavares, de 09 a 30 de setembro, e uma palestra com professor moçambicano Dr. Calane da Silva, intitulada “Língua Portuguesa e Instituição Literária na CPLP”, dia 10.

Ainda dia 11 é marcado por um show acústico de Stewart Sukuma e Banda Nkuvu, e exibição de um filme no Cine Clube Brasil, “Oscar Niemeyer – A Vida é um Sopro” no dia 12.

A semana termina com um fim de semana de gastronomia brasileira dias 13 e 14, em parceria com Restaurante Varanda, reunindo pratos típicos como moqueca de peixe, feijoada, churrasco e acarajé.

Inaugurado no dia 27 de Novembro de 1989 pelo então Ministro da Cultura do Brasil José Aparecido de Oliveira (seu patrono), o CCBM nasceu no espírito do Acordo Geral de Cooperação entre o Brasil e Moçambique firmado em 15 de Setembro de 1981, com intuito da divulgação e da promoção da cultura, do Brasil e também de Moçambique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *