Da Redação
Com Lusa
O grupo Banda do Mar, que integra os brasileiros Marcelo Camelo e Mallu Magalhães e o português Fred Ferreira, está nomeado para dois prêmios Grammy Latino, de acordo com a lista de nomeados anunciada nesta quarta-feira.
A 16ª edição dos Grammy Latinos decorrerá a 19 de novembro em Las Vegas (Estados Unidos), tendo sido anunciada a extensa lista de nomeados, marcada sobretudo por artistas da América Latina, Brasil e Espanha.
O grupo Banda do Mar está nomeado para melhor álbum rock brasileiro, com o disco de estreia ‘Banda do Mar’, e para melhor canção brasileira, com ‘Mais ninguém’, escrita por Mallu Magalhães.
Banda do Mar é um projeto nascido em 2014 da amizade de Marcelo Camelo e Mallu Magalhães – a viverem em Lisboa – com o baterista português Frederico Ferreira e resultou na edição de um álbum, homônimo.
Na altura, Mallu Magalhães explicou à agência Lusa que na génese da Banda do Mar estava um mandamento simples: Estarem os três músicos juntos, a tocar músicas a pensar já no palco e para divertir as pessoas.
Deram vários concertos no Brasil, esgotaram datas em Portugal, passaram por vários festivais e terminaram a digressão este mês em Lisboa.
O álbum inclui canções como ‘Mais ninguém’, ‘Hey Nana’ e ‘Me sinto ótima’. Ao vivo, o trio apresenta ainda canções a solo de Mallu Magalhães, de Marcelo Camelo e dos Los Hermanos, que o músico integra.
As 12 canções do álbum foram escritas e gravadas por Marcelo Camelo e Mallu Magalhães em Lisboa e a produção contou com a participação de Fred Ferreira, baterista e produtor que acaba por fazer a ponte entre Portugal e o Brasil.
Entre as categorias dos Grammy Latinos há várias dedicadas à música brasileira, nomeadamente melhor álbum pop, melhor álbum de música popular brasileira ou melhor música sertaneja.
Da música brasileira, nomes como Maria Bethânia, Maria Gadú, Lenine, Ivan Lins, Seu Jorge, Jonas Sá, Michel Teló, Pato Fu e Zeca Pagodinho também estão entre os indicados, além dos latinos Julieta Venegas, Ricky Martin e Alejandro Sanz.
Em 2014, a organização atribuiu um Grammy Latino de Carreira ao fadista Carlos do Carmo.