Com limite de peregrinos em Fátima, Papa diz que é momento de pedir pelo mundo inteiro

PAULO CUNHA/LUSA

Mundo Lusíada com Lusa

Neste 13 de maio, o Papa Francisco disse, numa mensagem de vídeo dirigida aos peregrinos de Fátima, que este é o momento de pedir pelo mundo inteiro, num momento em que muitos estão a sofrer com a pandemia.

“Este é o momento de pedir à Mãe pelo mundo inteiro (…) e por cada um de nós, pelas vossas famílias, pela vossa terra natal, por Portugal”, disse Francisco na mensagem apresentada nos momentos iniciais da missa da peregrinação aniversária ao Santuário de Fátima.

O limite de 7.500 pessoas estipulado para as celebrações da peregrinação internacional de maio, que termina neste dia 13, foi atingindo nesta manhã, segundo fonte oficial da instituição.

Depois de saudar os fiéis “de uma maneira especial” e agradecer a sua presença no santuário, o Papa estendeu o apelo a “todos os que estão a sofrer com esta pandemia de covid-19, por tantos os que perderam o seu trabalho, os seus entes queridos”, alertando para “tanta pobreza e miséria que esta pandemia está a gerar”.

“Este é o momento para a oração”, salientou e exortou os fiéis a nunca se esquecerem da Virgem de Fátima. Dirigindo uma bênção aos peregrinos, o Papa pediu ainda para que rezem por ele. A mensagem em vídeo foi saudada com palmas pelos 7.500 fiéis no recinto.

A peregrinação internacional de maio ao Santuário de Fátima foi presidida pelo cardeal Tolentino Mendonça, quando se assinalam 40 anos do atentado a João Paulo II, em Roma, cuja bala está na coroa da Imagem de Nossa Senhora.

Lotação

Na quarta-feira, a lotação máxima de 7.500 pessoas foi atingida às 20:25, cerca de uma hora antes do início da peregrinação, que se iniciou às 21:30 com a recitação do terço, seguida da procissão das velas e celebração da palavra.

O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém (Santarém), anunciou que as celebrações da peregrinação de 12 e 13 de maio têm um limite de 7.500 pessoas, justificando que a pandemia de covid-19 “ainda não oferece garantias” para acolher “sem reservas” todos os fiéis.

O ano passado, devido à pandemia, esta peregrinação realizou-se sem fiéis, o que aconteceu pela primeira vez na história do templo mariano. Na peregrinação de outubro não tinha sido atingido o limite de 6.000 pessoas que foi estipulado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *