Mundo Lusíada
Com agencias
Terminou a partida desta quarta-feira, 22 de junho, com placar Portugal 3 x 3 Hungria, e com a classificação dos portugueses para oitavas de final da Eurocopa, fase em que vai encontrar a Croácia, sábado, em Lens.
Numa grande partida, Portugal marcou dois gols com Cristiano Ronaldo e um de Nani mas terá que fazer mais para os próximos jogos, já que passa para a próxima fase em terceiro lugar no grupo, com três empates. O grupo F é liderado por Hungria e Islândia.
Em encontro da terceira jornada do Grupo F, Nani, aos 42 minutos, e Cristiano Ronaldo, aos 50 e 62, marcaram os golos da formação lusa, enquanto Zoltan Gera, aos 19, e Balazs Dzsudzsak, aos 47 e 55, faturaram para os magiares.
Portugal manteve-se hoje com a única seleção com o pleno de apuramentos em fases de grupos de Europeus de futebol. Depois das igualdades com Islândia (1-1) e Áustria (0-0), a formação das ‘quinas’ apesar de não conseguir bater os magiares, face ao apuramento dos quatro melhores terceiros, logrou manter-se ‘invencível’ em fase de grupos.
Nas anteriores seis presenças (1984, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012), Portugal também havia conseguido o apuramento, então apenas para os dois primeiros.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que o jogo Hungria-Portugal, ao qual assistiu na tribuna, do Euro2016 de futebol, foi um teste à sua resistência cardiovascular e dos portugueses. “Foi um bom teste à minha resistência cardiovascular e dos portugueses. Estamos bem nesse aspeto. Por três vezes estivemos a perder e três vezes recuperamos”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações à RTP, no final da partida.
Fernando Santos, Selecionador de Portugal, também comentou a partida: “Fundamental foi passar. Queríamos tê-lo feito como primeiros do grupo, mas foi impossível, depois das incidências nos dois primeiros jogos, em que Portugal foi melhor e não conseguiu vencer, e deste, apanhados três vezes a perder, num jogo contranatura, com Portugal a jogar razoavelmente bem”.