Com 500 pessoas, mais uma vindima de sucesso na Casa de Portugal SP

Vindima2016CPSP

Por Vanessa Sene

A vindima típica na Casa de Portugal de São Paulo, um dos eventos mais aguardados do ano pelo público, lotou a entidade para mais uma representação típica da cultura portuguesa. Com um público médio de 500 pessoas, o grupo folclórico da casa preparou 550 cestas de uvas para serem distribuídas ao público. Ao todo, 700 quilos de uva vindos direto do Rio Grande do Sul foram destaque no evento que representou a colheita e pisa de uvas no palco da casa, além das uvas aos convidados.
“É um dos eventos mais esperados porque é uma festa bem típica portuguesa, onde fazemos a tradicional colheita e pisa da uva, e a merenda com folar, queijo, tremoço, azeitonas. É uma festa que todo mundo gosta, tradicional e bem popular, porque era feito em Portugal no século 19” diz o diretor de folclore Ernesto Augusto Ramalho, o Ernestinho. Compondo o grupo, 60 pessoas sendo 14 pares dançantes, numa faixa etária que vai dos 02 anos até 86 anos, contando com bastante gente nova entrando. “Isso é bacana porque é gratificante. Fazemos nosso trabalho, o pessoal vem na festa, reconhece, e quer entrar no grupo porque gosta mesmo”. Segundo Ernestinho, as pessoas que estão procurando a casa para entrar no grupo são informadas para comparecer aos ensaios no sábado na sede da entidade.
O evento é organizado pelos componentes do grupo folclórico, ao comando do Ernestinho que está há muitos anos no folclore e agora foi nomeado diretor do grupo. “Peço a colaboração dos componentes, de imediato eles já se prontificam, hoje tivemos 30 componentes ajudando a montar tudo”. Para apresentação dessa noite, eles selecionaram algumas músicas que não são apresentadas há tempos, como a “Pastorinha” e “Malhão traçado” que não são dançadas há dez anos. “Eu quis trazer de volta essas músicas que estão encostadas e daqui para frente terá bastante novidade para o grupo, o nosso repertório tem praticamente 100 músicas, tem bastante coisa que não estamos dançando, então quero trazer isso de volta”.
Além do Grupo Folclórico da Casa de Portugal SP, o evento contou com apresentação do coirmão Grupo Folclórico da Portuguesa de Desportos, ensaiado pelo Marcos Luis Pereira. Atualmente com dez pares, o grupo da Portuguesa esteve presente com oito pares dançando o folclore de norte a sul de Portugal. “Nós dançamos Portugal por inteiro, não nos prendemos a nenhuma região, mas Portugal como um todo” diz o ensaiador que cumpre agenda todo mês na Adega da Lusa, além de apresentações em eventos diversos fora do clube.
Segundo Marcos Pereira, foi com agrado que o grupo recebeu esse convite. “Ficamos muito felizes quando chamaram a gente, fazia muito tempo que não vinhamos, sempre convidamos eles para participar dos nossos eventos. Eu gosto muito deles, são as duas maiores casas portuguesas de São Paulo e é muito bom estarmos juntos”. Uma das boas notícias é gente nova querendo entrar, para o ensaiador, a Portuguesa tem sempre que se renovar. Atualmente, o componente mais novo tem seis anos e os integrantes vão até 80 anos.
Segundo Ernestinho, o grupo da Portuguesa já é um coirmão. “Vamos todos os anos na Adega da Lusa, tivemos lá semana passada e foi um sucesso, e na reunião de diretoria para definir participantes já falei que era a Portuguesa, fazia tempo que eles não vinham e era bacana que eles participassem da nossa festa”. O diretor ainda prometeu muitas novidades para o grupo este ano. Para mais informações sobre o grupo é só entrar em contato com a secretaria da casa ou pela rede social facebook.com/Grupo-Folclórico-da-Casa-de-Portugal-de-São-Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *