Mundo Lusíada
No último 16 de setembro, o poeta e colunista do Mundo Lusíada, Adriano Augusto da Costa Filho, esteve na sede da Associação Portuguesa de Poetas onde recebeu uma homenagem da casa. Adriano é o delegado da APP em São Paulo e tem colaborado com a entidade a partir da capital paulista.
Aproveitando a sua estadia em Portugal, neste mês em que viajou para várias cidades do Portugal continental além da Ilha da Madeira acompanhado da família, recebeu a homenagem dos compatriotas portugueses. Cerca de 50 pessoas comparecem ao evento de homenagem, onde foi possível ouvir fado, e poesias declamadas.
Segundo a Associação Portuguesa de Poetas, nunca antes havia ocorrido tal homenagem, e o destaque ao colunista do Mundo Lusíada também se deu por ser ele quem enviou 41 novos sócios para a associação portuguesa, através do núcleo de São Paulo.
Estiveram presente no evento o escritor José Verdasca dos Santos, da Associação de Escritores do Brasil, o radialista Martins Araújo, e a jornalista Adriana Cambaúva, do programa de rádio Portugal Dentro de Nós, que é também diretora de divulgação da associação no núcleo de SP. Na altura, recebeu uma homenagem do poeta Fernando de Abreu, de Viseu das Beiras, que fez e declamou um poema em homenagem ao visitante brasileiro, intitulado “Homenagem dos poetas portugueses a Adrianinho “Lampião de Gás” – Brasil”.
Ao Mundo Lusíada, o Adriano Augusto comentou a homenagem. “Aa emoção que tive no querido e eterno Portugal, pelos locais que vi, pelas homenagens que recebi, junta-se agora ao meu querido Jornal Mundo Lusíada, o qual envia ao coração lusitano dos assinantes do jornal, dos que tem a oportunidade de o apreciar, das gentes saudosas da lusitanidade, as mensagens e as fotos do nosso querido Portugal , o qual tive a oportunidade de o ver, de o sentir, de o introduzi-lo mais profundamente no meu coração”.
Além da associação, Adriano Augusto Costa Filho foi recebido na Câmara Municipal de Vimioso, em Carção, pelo seu presidente que fez questão de recebê-lo. Lá, o escritor e poeta também teve a oportunidade de declamar o poema “Brasil-Portugal” de sua autoria.
Adriano Augusto da Costa Filho mantém a coluna “Opinião Luso-Descendente” no Jornal Mundo Lusíada há quase 10 anos, contando histórias e divulgando Portugal de norte a sul. É ainda colunista da Revista Almocreve (Portugal), membro do Movimento Poético Nacional, da Casa do Poeta “Lampião de Gás”, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores do Brasil, da Academia de Letras, da Associação Paulista de Imprensa, e diretor do jornal A Voz da Poesia, além de delegado em São Paulo da Associação Portuguesa de Poetas.
Ainda, uma última notícia que chegou em 30 de Setembro, é que a direção do “Notícias de Viseu” nomeou o sr. Adriano como seu delegado para a região metropolitana de São Paulo – Brasil. Segundo o jornal, dirigido por Fernando de Abreu, como delegado ele poderá mandar notícias de acontecimentos realizados no Brasil, a fim de serem inseridos como notícia no jornal de Viseu.
1 comentário em “Colunista do Mundo Lusíada é homenageado em Portugal e nomeado representante em São Paulo”
Foi um grande prazer conhecer este grande HOMEM DO MUNDO LUSIADA.
Os poetas da Associação Portuguesa de Poetas orgulham-se de o ter como associado e colaborador de coração.
Maria Melo