Mundo Lusíada
Antonio de Almeida e Silva, presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira de São Paulo, ao lado do presidente do Clube Português de São Paulo, Dr. Rui Fernão Mota e Costa, deu início as solenidades do Dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas em São Paulo.
Na manhã de 10 de junho, integrantes da comunidade estiveram reunidos na sede do Clube Português para colocação de flores junto ao busto de Camões, em ato cívico que reuniu ainda o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, Cesar Dimas Bosco (representando o prefeito Gilberto Kassab), o deputado federal Arnaldo Faria de Sá, o presidente da Provedoria da Comunidade Portuguesa, Fernando Ramalho, entre outros.
Após a abertura feita por Almeida e Silva, o cônsul de Portugal falou sobre a ajuda que os portugueses da diáspora podem dar Portugal neste momento difícil de atual crise, e também o Dr. Fernando Ramalho pediu a palavra para dizer aos portugueses presentes que participem mais da vida política brasileira, com intuito de ter uma representação da comunidade portuguesa no cenário político brasileiro atual.
“É o dia de Portugal, Camões e Comunidades Portuguesas. Festejar o país, que é o elemento comum para todos, festejar Camões que é o poeta maior, sintetiza todos os tipos de portugueses que Camões conseguiu expressar e é um símbolo de identidade nacional. E por fim, as comunidades portuguesas, é um capitulo a parte porque, ao meu ver, garante todo o universalismo do nosso povo, tão expresso nas comunidades” diz Antonio de Almeida e Silva, elogiando o papel e o trabalho feito pelas comunidades.
“Elas que levam para o mundo todo a nossa cultura, nossos costumes e representam como ninguém o nosso país. E neste momento de dificuldade, as comunidades são também um pouco símbolo de superação” diz o presidente do CCLB, sobre a data de maior significado para os portugueses da diáspora. “É para todos os portugueses, estejam onde estiverem”.
O presidente do Clube Português mencionou que a casa disponibiliza um busto de Camões para que seja feita a solenidade de todo o ano, sendo já a casa que dá o pontapé inicial nas comemorações. “É absolutamente natural essa decisão do Conselho da Comunidade, que seja aqui no Clube Português, damos condições à comunidade para que se sinta bem” diz Rui Mota e Costa, citando ainda que este busto é único no mundo. “Ninguém tem, temos toda a história aqui na nossa biblioteca sobre este busto de Luis de Camões, que é único no mundo”. E finalizou: “Clube Português é como uma mãe, está sempre de braços abertos para receber todo mundo”.
Ao Mundo Lusíada, o cônsul de Portugal em SP, Paulo Lourenço, afirmou que não ficará preso apenas à cidade de São Paulo, como tentará estar presente nos principais eventos de associações representativas no estado de São Paulo. Segundo Antonio de Almeida e Silva, o Conselho da Comunidade vai acompanhar o cônsul na medida do possível, começando já nesta semana de Dia de Portugal com visitas a São Bernardo do Campo e a Santos, para o Dia de Portugal marcado para 17 de junho na Praça Mauá.