Da redação
Com o avanço da vacinação pelo país, algumas cidades brasileiras já começaram a mirar nas tradicionais festas de réveillon.
A menos de quatro meses para a chegada do novo ano, destinos como Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) planejam celebrações com shows e as já consagradas queimas de fogos. Na capital carioca, o governo local anunciou a montagem de 13 palcos em Copacabana, um dos principais cartões-postais do Brasil.
De acordo com o Ministério do Turismo, a expectativa do setor para a virada do ano é alta, e será um dos maiores impulsionadores da retomada no país.
“Os números já mostram que os brasileiros estão se sentindo mais seguros para voltar a viajar. O aumento substancial no número de brasileiros vacinados reflete na confiança para a realização de grandes eventos como esse, impulsionando ainda mais o nosso setor e, consequentemente, a economia, gerando emprego e renda para a nossa população”, disse ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Na capital baiana, a prefeitura da cidade tem a expectativa de realizar 5 dias de festas, começando no dia 29 de dezembro e finalizando em 2 de janeiro de 2022, com atrações já definidas.
Outra cidade nordestina que vem planejando atrações para a virada é Fortaleza (CE). A Secretaria Municipal de Cultura já entregou à prefeitura da capital um planejamento para a realização da festa, com a utilização de alguns mecanismos para o controle da movimentação.
Ainda no Nordeste, Tibau do Sul (RN) e São Miguel do Gostoso (RN) já agendaram suas grandes festas para o período. O primeiro contará com cinco dias de duração na Praia de Pipa e o segundo terá 8 dias com diversas atrações. De acordo com as autoridades sanitárias dos dois municípios, os eventos podem acontecer desde que cumpram as medidas preventivas.
No sul do país, as cidades de Gramado (RS) e Canela (RS) também contam com celebrações, como o Natal Luz, que este ano acontecerá entre os dias 28 de outubro e 30 de janeiro de 2022, e o Réveillon Vida nova.
Quem também confirmou as festividades foi a prefeitura de Balneário Camboriú (SC). De acordo com o prefeito, a virada para o ano de 2022 contará com queima de fogos e será realizada cumprindo todas os protocolos sanitários necessários.
Outras três cidades do Sudeste brasileiro estudam ainda a possibilidade de a festa acontecer. Em São Paulo (SP), a prefeitura anunciou, no início de julho, a intenção de realizar a celebração. No Espírito Santo, Vila Velha e Serra elaboram planos para a realização da virada do ano.
Cruzeiros
O Ministério do Turismo ainda divulgou que não há atualizações em relação à autorização da próxima temporada de cruzeiros no Brasil.
“Ressaltamos que continuamos trabalhando em torno dos trâmites e negociações para viabilizar a temporada de cruzeiros no Brasil. O assunto tem sido debatido com outros ministérios como Saúde, Justiça e Infraestrutura, além de outros Órgãos e autoridades, como a Anvisa e o setor de Cruzeiros, e há reuniões marcadas no decorrer dos próximos dias para discussão e adequações dos robustos protocolos de segurança apresentados pelo setor, confiantes de que essa importante atividade econômica possa voltar com segurança no Brasil”.
Segundo informações levantadas pela Pasta, esses mesmos procedimentos de segurança foram implementados com sucesso em mais de 50 países, onde mais de 1,5 milhão de pessoas já voltou a navegar.
Segundo o governo, a indústria de cruzeiros é vital para a recuperação econômica nacional e global. A estimativa é de que a temporada deste ano gere um impacto de R$ 2,5 bilhões na economia nacional – em 2019/2020 foi de R$ 2,24 bilhões – além da geração de 35 mil empregos – em 2019/2020 foram 33.745.
Apesar da previsão de início da temporada para 5 de novembro, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, o mais importante para embarque de passageiros do País, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou que, neste momento, não autoriza a realização da temporada de cruzeiros marítimos 2021/2022 em toda a costa brasileira.
“As evidências de caráter sanitário e epidemiológico nos planos nacional e internacional, que sustentam as manifestações técnicas da Anvisa a fim de proteger a saúde da população, não autorizam, neste momento, a reavaliação do posicionamento da Agência sobre a suspensão da temporada de cruzeiros marítimos no Brasil” declarou a Anvisa em nota ao G1.
Os navios esperados para a temporada eram: Seaside, Splendida, Preziosa, Sinfonia, da MSC, e os navios Smeralda e Fascinosa, da Costa Cruzeiros. A previsão para os próximos meses era que 237 mil cruzeiristas embarcassem em Santos.