Da Redação
Reguengos de Monsaraz, na região do Alentejo, em Portugal, foi eleita “Cidade Europeia do Vinho 2015” pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN).
O título pretende destacar a cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola na Europa, permitindo impulsionar a promoção dos vinhos não só da cidade, mas de todo o Alentejo, a maior região de Portugal.
Desta forma, o Alentejo continua colecionando prêmios que atraem turistas internacionais, sendo eleita, inclusive, a melhor região vinícola do mundo para visitar numa votação promovida pelo jornal USA TODAY, um dos maiores veículos dos Estados Unidos.
“Estamos bastante satisfeitos com esta eleição, já que ela solidifica a posição do Alentejo como um destino que privilegia a qualidade dos seus produtos”, diz Vitor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção do Alentejo.
Para se tornar a “Cidade Europeia do Vinho 2015”, a candidatura apresentada propôs a criação de várias ações para valorizar a cultura vitivinícola, através de incentivos junto aos agentes do setor e o desenvolvimento de um programa de estágio para jovens viticultores.
José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, que esteve acompanhado em Espanha pelo Presidente da Turismo do Alentejo, Ceia da Silva, e pelo Presidente da CARMIM, Miguel Feijão, afirma que “é uma enorme honra e um sentimento de missão cumprida pois foi a mais competitiva luta pela organização da Cidade Europeia do Vinho desde que existe este evento, pelo que devo manifestar uma palavra de apreço e de agradecimento a todos os colegas das outras candidaturas que pela sua elevada qualidade dignificaram ainda mais a vitória de Reguengos de Monsaraz”. O autarca considera que “agora teremos uma grande responsabilidade de fazermos uma boa programação durante o ano, pois esta distinção europeia será muito importante para a promoção dos vinhos de Reguengos de Monsaraz e de todo a região, mas também para a divulgação turística do Alentejo”.
Entre as ações de estímulo, vários eventos colocarão Reguengos de Monsaraz, que está localizada no distrito de Évora, no mapa internacional. Entre as atividades que animarão o Alentejo em 2015 está a Gala Anual da Cidade Europeia do Vinho, o Encontro Europeu de Confrarias Enogastronômicas, os Congressos Internacionais da Vinha e do Vinho e o Mercado Esporão Slow Food.
Na área da promoção internacional, Reguengos de Monsaraz pretende estar presente na ExpoVinis Brasil, ForumVini Munique, London Wine Fair, Congresso Europeu de Confrarias Enogastronômicas (Bélgica), Assembleia Geral da Retecork (Itália) e no Parlamento Europeu. A autarquia vai ainda colocar nova sinalização turística para os enoturismos e produtores de vinho do concelho.
Também o Cante Alentejano será integrado nas iniciativas e divulgado junto de todos os participantes nacionais e estrangeiros. Vão ser colocadas faixas comemorativas da classificação do cante pela UNESCO nos Paços do Município e nas freguesias do concelho, uma forma da autarquia “felicitar todos os grupos corais, em especial os do concelho de Reguengos de Monsaraz e todos os seus cantadores que continuam a divulgar a nossa cultura pelo mundo” disse o presidente.
A cerimônia da entrega do título “Cidade Europeia do Vinho 2015” a Reguengos de Monsaraz está agendada para o mês de fevereiro.
Mais duas propostas portuguesas estavam no concurso, a região da Bairrada apoiada por Cantanhede e as câmaras de Mealhada, Águeda, Anadia e Oliveira do Bairro, e a região dos vinhos verdes Alvarinho candidatada por Monção-Melgaço.