Cidadãos refugiados visitam exposição africana no Rio

Por Ígor Lopes

Um grupo de jovens refugiados de Gana, Serra Leoa e Venezuela visitou, no último dia 9 de março, a exposição “Ex Africa”, que se destaca por ser a “maior mostra de arte africana contemporânea já realizada no Brasil”.

O evento decorre até dia 26 de março no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na região central da cidade maravilhosa.

A exposição apresenta 18 artistas da geração mais jovem e intermediária que desperta grande atenção em todo o mundo, mas ainda pouco conhecida no Brasil. A visita dos refugiados foi classificada como um momento de “aprendizado mútuo e conexão entre passado e presente”.

A visita foi acompanhada pela Organização Não Governamental (ONG) Cáritas Brasileira, que realizou a sua segunda visita ao CCBB, “com a ideia de estreitar os laços históricos e culturais que unem África e Brasil”.

Presença africana no Rio

Dados do Comitê Nacional dos Refugiados (Conare), de 2016, sublinham que o Brasil abriga 8.863 refugiados de 79 nacionalidades. Entre os países africanos, o maior número de reconhecimentos envolve angolanos, congolenses, liberianos e serra-leoneses.

Ao mesmo tempo, próximo ao CCBB, no Cais do Valongo, recentemente foram encontradas as fundações de um antigo mercado de escravos. Também no Centro, foram descobertos o Cemitério dos Pretos Novos e da Pedra do Sal. Em virtude das recentes migrações, essa mesma área central concentra galerias de arte e centros culturais afro-brasileiros.

A mostra estará em São Paulo de 28 de abril a 16 de julho e, depois, em Brasília, de 7 de agosto a 21 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *