Chega ao Brasil o primeiro “Festival de Fado”

O primeiro festival de fado no Brasil apresenta as divas portuguesas Mariza e Ana Moura e o grande cantor e compositor António Zambujo.

 

FestivaldeFado_SPRJ

 

Mundo Lusíada

Chegou ao Brasil o primeiro Festival de Fado. Segundo a organização, trata-se da maior mostra de fado já realizada no Brasil e uma “justa homenagem” ao gênero musical, expoente maior da cultura portuguesa, considerado pela UNESCO como patrimônio oral e imaterial da humanidade.

O Festival de Fado do Brasil arranca com a sua primeira edição em Agosto de 2013, em São Paulo, com Mariza a subir ao palco da sala HSBC no dia 15, e António Zambujo e Ana Moura no dia 16. Dias 17 e 18 repetem as atuações, na mesma ordem, desta vez no Rio de Janeiro, na Cidade das Artes.

A primeira edição do FESTIVAL DE FADO terá apresentações dos maiores expoentes do gênero na atualidade, artistas renomados que serão os porta-vozes do fado no Brasil: MARIZA, ANTÓNIO ZAMBUJO e ANA MOURA.

Enquanto Mariza e Ana Moura trazem o talento e o vigor da nova geração de fadistas para o público brasileiro, o jovem António Zambujo representa a nova linguagem do fado, dialogando com a música tradicional alentejana e a música popular brasileira.

Além das apresentações desses intérpretes, o evento traz também a exposição “Fado” e proporciona uma degustação de vinhos.

Assim, a casa Tom Jazz em São Paulo será transformada numa Casa de Fado. Lá terá uma intérprete, a jovem fadista CUCA ROSETA, atenta à tradição, mas também aberta à possibilidade de um dia deixar sua marca na história do Fado. Em suas apresentações, ela dialoga no palco com outra revelação do fado, o cantor Miguel Capucho.

Ainda na Casa do Fado será oferecido um jantar especialmente criado para a ocasião pelo chef VITOR SOBRAL, especialista em gastronomia portuguesa que elaborou um menu tipicamente lusitano.

SÃO PAULO
Em São Paulo, o FESTIVAL DE FADO será realizado nos dias 13, 14,15 e 16 de agosto em dois endereços distintos:

No HSBC BRASIL acontecerão os shows de Mariza, António Zambujo e Ana Moura. No foyer principal da casa de shows será montada a exposição “Fado”, onde haverá uma degustação de vinhos portugueses.

Na casa TOM JAZZ, transformada numa Casa de Fado, se realizará o jantar comandado pelo chef Vitor Sobral, o espetáculo da fadista Cuca Roseta e a exibição dos filmes “Fados” de Carlos Saura e “A Arte de Amália” de Bruno Almeida.

RIO DE JANEIRO
No Rio de Janeiro o FESTIVAL DE FADO será realizado na Cidade das Artes, com os shows de Mariza no dia 17 de agosto, e António Zambujo e Ana Moura no dia 18 de agosto.

EXPOSIÇÃO ‘FADO’
No HSBC Brasil e no foyer da grande sala da Cidade das Artes, será instalada uma exposição com peças históricas e originais relacionadas ao tema. Vindas do Museu de Fado de Portugal, sediado em Lisboa, é a primeira vez que essa mostra sai da Europa.

A exposição, aberta ao público durante o Festival, traz pela primeira vez ao Brasil peças emblemáticas do Fado que contribuíram de forma decisiva para o estabelecimento desse gênero musical como símbolo da cultura portuguesa. Essa mesma mostra, intitulada apenas “Fado”, esteve recentemente exposta na sede da UNESCO em Paris.

Produzida pelo Museu do Fado, esta exposição ilustra a história do Fado desde a sua gênese até a atualidade, reunindo uma iconografia riquíssima formada de partituras, cartazes, jornais, revistas e fotografias que ilustraram, divulgaram e consagraram o Fado como a canção urbana de Lisboa, por excelência.

Estarão expostos desde cartazes e programas dos antigos Teatros de Revista,  gravações fonográficas, as transmissões radiofônicas, as aparições do Fado no cinema e na televisão, até à atual internacionalização nos grandes palcos do mundo e a crescente afirmação do fado nos circuitos da ‘world music’.

Entre os objetos presentes na exposição encontra-se o vestido utilizado por Amália Rodrigues no concerto no Olympia (Paris) em 1967, os poemas originais dos repertórios de Alfredo Marceneiro e Frutuoso França, discos de 78 rpm de Amália Rodrigues, Maria Teresa de Noronha e Armandinho, a guitarra portuguesa de Jaime Santos, o Prêmio Goya recebido por Carlos do Carmo em 2008 e o Troféu da BBC atribuído a Mariza em 2003.

O Festival do Fado é uma realização da NATASHA, empresa de Connie Lopes, em parceria com a produtora portuguesa EVERYTHING IS NEW, de Álvaro Covões. Connie Lopes é a idealizadora do Festival “Back2Black”, dedicado à cultura negra e que terá sua quinta edição realizada no Rio de Janeiro em 2013. Álvaro Covões acaba de realizar a 7ª edição do maior festival de música pop de Portugal, o “Optimus Alive”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *