Cerca da metade do azeite consumido em Portugal é importado da Espanha

Das cerca de 95 mil toneladas consumidas pelo mercado português, 40 a 50 mil são importadas de Espanha.

Da Redação Com Portugal Digital

Portugal é atualmente deficitário em azeite. Embora se mantenha como grande exportador, sendo o Brasil o principal destino, o país tem de importar cerca de metade do azeite que consome.

Portugal exportou 30704 mil toneladas de azeite em 2008, correspondentes a 92 milhões de euros, ou seja, 32,3% da produção nacional. O Brasil (30%) é o principal destino, seguido da Espanha, EUA, Coreia do Sul, Venezuela e Angola.

Cerca da metade do azeite consumido em Portugal é importado da Espanha, informou em 9 de novembro, o jornal Diário de Notícias, de Lisboa.

De acordo com o presidente da Federação Nacional do Azeite (Fenazeite), Aníbal Martins, citado pelo DN, Portugal importa entre 40 mil a 50 mil toneladas/ano do país vizinho, para um consumo total de 95 mil toneladas.

Apesar deste déficit, o presidente da Fenazeite está confiante em que "dentro de três, quatro anos, Portugal será auto-suficiente".

Segundo ele, os olivais recentemente plantados deverão estar "em plena produção daqui a quatro anos". Muitos desses novos olivais em território português resultam de investimentos de empresas espanholas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *