Por Ronaldo Andrade
Mundo Lusíada
O Centro Cultural Português de Santos celebrou o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, comemorado oficialmente em 10 de junho, em solenidade que reuniu autoridades políticas e personalidades da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista, realizada no dia 11 de junho em sua sede social, no Centro Histórico de Santos.
O prefeito de Santos, Rogério Santos, que tem a cidadania portuguesa, enalteceu o trabalho realizado pelos imigrantes lusitanos na construção da história da cidade, assim como o grande número de portugueses e descendentes que vivem no município.
O cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento, destacou o trabalho realizado pelos imigrantes, originário do empreendedorismo português tanto destacado em obras literárias, que se reflete não só no Brasil assim como em todos os países por onde os portugueses se deslocaram.
O presidente do Centro Cultural Português de Santos, José Duarte de Almeida Alves, agradeceu a presença de autoridades e convidados ao evento (realizado com os protocolos necessários, como a medição de temperatura, álcool em gel e uso de máscaras).
Em seu discurso, o presidente destacou a importância da participação dos jovens para a continuidade da construção da história da comunidade luso-brasileira, aspecto fundamental para relembrar o trabalho dos antepassados lusitanos, que tanto orgulha os descendentes.
Após as falas das autoridades foram realizados os descerramentos das placas alusivas aos 100º e 125 º aniversários de fundação do Centro Cultural Português de Santos, em cerimônias que contaram com a participação de diretores, membros do Conselho Deliberativo e do vice-presidente da entidade, Alberto Barduco.
O evento teve ainda a apresentação musical do ensaiador do Rancho Folclórico Verde Gaio do Centro Cultural Português de Santos, Wallacy Rodrigues de Andrade, acompanhado do tecladista Ivan Menezes.