Centro Cultural Português de Santos teve casa cheia para o “3º Festival de Folclore Luís de Figueiredo”

Por Odair Sene

O Rancho Folclórico Verde Gaio do Centro Cultural Português de Santos realizou no último dia 22 de outubro o seu “3º Festival de Folclore Português Luís de Figueiredo”.

Com casa cheia mais uma vez, o evento contou com participação dos seguintes grupos co-irmãos: Rancho Verde Gaio, Vilas de Portugal, Típico Madeirense e Casa de Brunhosinho de SP.

Lembrando que o nome dado ao evento, foi em homenagem ao antigo folclorista “Luís de Figueiredo”, um dos fundadores do Centro Cultural, ensaiador e colaborador de várias entidades e ranchos de São Paulo e da Baixada Santista. Foi ensaiador do antigo “Carvalho Araújo” (primeiro rancho do Estado de S.Paulo), ensaiador do Luso Brasileiro, do próprio Verde Gaio, do Lusitano de SP; e ajudou outras casas como Arouca SP Clube, a Casa de Portugal de São Paulo, participou do Elos Clube, e outros.

O diretor da entidade e apresentador Vasco Monteiro (em depoimento para a TV Portuguesa) também fez referência ao ensaiador homenageado, disse que foi um dos primeiros ensaiadores do Verde Gaio e ao mesmo tempo o evento é uma forma de trazer outros grupos folclóricos na casa, além também de um dever junto ao Governo português porque Centro Cultural recebe uma verba para realizar o evento para divulgar o folclore e assim a casa precisa cumprir.

O membro do Brunhosinho, o folclorista Marcelo João destacou que o importante neste tipo de evento é a “confraternização” entre os folcloristas, ele também lembrou que fez parte do folclore da casa de 1991 até 1996, portanto durante uns 4 anos, disse que é um show de folclore e que ele esteve muito feliz de estar ali.

Com ajuda do Eduardo Alves (Kbça), o apresentador Vasco Monteiro anunciou os standards dos grupos e logo na sequência teve início as apresentações, logicamente com efusivos aplausos do ótimo público presente.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *