Mundo Lusíada
Em 1º de dezembro, o Centro Cultural Português de Santos reuniu diretoria e familiares, o Coral e o Rancho Folclórico Verde Gaio, além do GAP (Grupo de Apoio à Presidência) formado pelo Departamento Feminino da entidade, para um almoço de confraternização que marcou o encerramento do ano de 2019.
O evento aconteceu na sede cultural da entidade (no belíssimo Salão Camoniano), onde a entidade tem planejamento para ampliar o espaço do seu salão. Esteve presente também Rogério Vieira, que reassumiu o Escritório Consular de Santos.
“Este ano foi um pouco tumultuado, nós tínhamos aquela sede social que era espetacular, e a sede cultural. Mas devido as circunstâncias, estávamos tendo um prejuízo enorme mensal para levar a cabo as nossas atividades e preencher o calendário”, declarou ao Mundo Lusíada o presidente José Duarte.
Segundo ele, “felizmente” foi feito um acordo com o plano de saúde “Santa Casa Luso”, e a sede social foi alugada. “Não tínhamos outra alternativa. Até porque, temos espaço aqui mais do que suficiente para fazermos nossas festas e atividades. A sede cultural é excelente, temos um teatro excelente, temos este Salão Camoniano excelente, temos ainda um espaço para as festas, que vai ser restaurado com ar-condicionado, forro, piso e cozinhas novas, com capacidade para 450 pessoas. Vai ser um dos melhores salões do centro de Santos, da baixada santista e da comunidade luso-brasileira”.
Duarte chamou atenção para o fato de terem aproveitado a oportunidade que surgiu, como foi no caso da procura pela empresa para ocupar o espaço da sede social, localizada na movimentada e importante Avenida Ana Costa em Santos. “As oportunidades não se podem deixar escapar, se deixar escapar essa oportunidade, vamos retroceder 20 ou 30 anos. Eu, presidente, nada mais fiz do que gerir com minha diretoria, uma diretoria abnegada que me dá todo respaldo, um Conselho deliberativo também, para que a gente caminhe juntos”.
O presidente Duarte citou também a parceria com o Grupo de Apoio ao Presidente (GAP) que é formado pelo Departamento Feminino do clube. “Nós temos realizado muitos eventos com muito sucesso, e isso vem somar a nossa dinâmica da diretoria e do conjunto, com o Rancho Verde Gaio, com o nosso Orfeão, com os nossos associados”, disse elogiando ainda o apoio do Mundo Lusíada. “O amigo Odair nos dá todo apoio, tanto que eu falei hoje que vou dar um título de diretor honorário ao amigo Odair Sene” brincou Duarte elogiando o trabalho do Mundo Lusíada na região.
Duarte ainda prometeu boas novidades para 2020, um grande evento, e diversas inaugurações. “O Centro Cultural Português tem 124 anos, no ano do 125º aniversário, vai ter muitas novidades”, disse desejando a todos, boas festas e um próspero ano novo.