Ronaldo Andrade
O Centro Cultural Português de Santos vestiu-se de verde, vermelho e principalmente muita emoção em 10 de junho para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em solenidade realizada no belíssimo Salão Camoniano, em sua sede localizada no Centro Histórico de Santos.
O grande público que prestigiou o evento – aproximadamente 200 convidados – teve a oportunidade de presenciar uma das mais emocionantes celebrações já realizadas pelo Centro Cultural Português nesta efeméride, com a apresentação musical do orfeão da entidade e explanação do orador da cerimônia, o diretor executivo da Record TV Litoral e Vale, João Batista Rodrigues, que destacou o trabalho realizado e as recordações no período em que morou em Portugal e sobre a cobertura jornalística da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista pela emissora, nomeadamente a respeito da parceria com a entidade anfitriã.
O presidente do Centro Cultural Português, José Duarte de Almeida Alves, avaliou de forma extremamente positiva o evento, devido à numerosa afluência da comunidade luso-brasileira, à importância da data e à palestra realizada pelo orador: “Foi de certeza um dos melhores eventos que realizamos nos últimos anos, com um público vibrante e uma palestra emocionante. A Diretoria sente-se muito orgulhosa por ter realizado esse evento com todo carinho, com a presença de diversas autoridades, amigos e tanta gente conhecida. Parabéns a todos que participaram da festa e prestigiaram nossa entidade”, declarou. “O Centro Cultural Português é uma família unida, são homens e mulheres abnegadas que têm só um ideal: servir à comunidade luso-brasileira, a Portugal e ao Brasil. Estamos sempre de portas abertas para todos que queiram nos visitar ou associar-se à entidade”, completou o dirigente.
João Batista – laços familiares, profissionais e emocionais com Portugal
O orador da solenidade, João Batista Rodrigues, diretor executivo da Record TV Litoral e Vale, tem cidadania portuguesa (seus bisavôs eram da região do Porto) e morou 9 anos em solo português, nas cidades de Coimbra, Faro, Leiria e Lisboa: “São locais acolhedores, o país me recebeu muito bem, marcou minha trajetória e vida. Quando era jovem, sonhava em morar e trabalhar em Portugal, e esse sonho transformou-se em realidade”, afirmou Rodrigues, que está há 26 anos no Grupo Record. Em Portugal trabalhou em algumas rádios e na implantação da Record Internacional, sendo a base em Lisboa, que distribui o sinal para quatro continentes.
Natural de Fortaleza, João Batista Rodrigues é administrador de empresas e também formado em marketing e em jornalismo. Mora na Baixada Santista há três anos, depois de morar dez anos em Ribeirão Preto e quase um ano em Manaus, a serviço do Grupo Record.
A Record TV Litoral e Vale tem apoiado os eventos do Centro Cultural Português com cobertura ampla: “Isso ocorre porque temos uma gratidão com Portugal, com a entidade e principalmente devido à aproximação que o presidente José Duarte de Almeida Alves teve conosco. A região do litoral tem uma comunidade portuguesa muito grande e forte, e as ações do Centro Cultural Português precisam ser mais divulgadas. Esse é um dos objetivos do nosso trabalho, facilitar o convívio mais próximo com os portugueses que moram na Baixada Santista. A emissora está muito envolvida em apoiar a cultura portuguesa no litoral”, explica Rodrigues.
Questionado sobre como efetivar, por parte da mídia brasileira de uma maneira geral, maior oferta de cobertura jornalística ao público brasileiro do noticiário sobre Portugal, Rodrigues acredita que é importante haver uma conscientização mais profunda dos profissionais que estão à frente dos veículos de comunicação, pois há uma forte ligação entre os dois países.
Nomeadamente na divulgação dos aspectos da cultura lusitana, uma novidade foi anunciada pelo diretor executivo no evento: a partir do segundo semestre, no mês de junho, será veiculado nos intervalos comerciais um vídeo institucional produzido pela agência e pelo departamento de marketing da emissora sobre o Centro Cultural Português, convidando o público a visitar a sede da entidade e assim conhecer um pouco de sua história.
A respeito dessa cobertura jornalística que a TV Record Litoral e Vale tem realizado sobre a comunidade portuguesa e o Centro Cultural Português, o presidente José Duarte de Almeida Alves afirmou: “Vejo isso como um acontecimento muito importante, para mostrar e preservar as tradições e a cultura portuguesa, passando de geração a geração e preservando nosso legado, e também todo o amor demonstrado pelos integrantes da equipe de reportagem com nossa entidade, que vive uma fase áurea. Eles abraçaram essa causa, e também estamos com os braços abertos para recebê-los, assim como membros da imprensa escrita e falada, como o jornal Mundo Lusíada, que divulgam as festividades e atos cívicos do Centro Cultural Português”.