Da Redação
No próximo dia 16 de Agosto, a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Araraquara completa o centenário da sua fundação, com uma história que a instituição se orgulha pela contribuição à sociedade de toda região.
Na programação de aniversário, acontece no dia 11 de agosto uma palestra com a historiadora Sonia Maria de Freitas, falando sobre “A Contribuição dos Portugueses na História da Saúde no Brasil”. Autora de diversas obras, incluindo “A saúde no Brasil: do descobrimento aos dias atuais”, Sonia também já escreveu os livros Presença Portuguesa em São Paulo, Beneficência Portuguesa de São Paulo: Um Século e Meio Provendo Saúde, Vida e Obra do Comendador Montenegro: Um Lousanense Visionário no Brasil.
O evento com início as 19h30, que ocorre no Othon Suítes Araraquara, terá ainda interação do Conjunto Instrumental Feminino Uniara, Exposição “Portugal Contemporâneo”, e um coquetel.
Já no dia 16, acontece um jantar típico português em comemoração a data, com apresentação do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, interação do Conjunto Instrumental Feminino Uniara, e a Exposição “Portugal Contemporâneo”.
História e Estrutura
A instituição é composta por um Corpo Clinico de 86 médicos das mais diversas especialidades, somando-se um total de 351 funcionários, e um atendimento em torno de 170 pacientes/dia no Pronto Atendimento.
Na média anual são 58 mil atendimentos, com total de ocupação de 119 leitos; atendimentos cirúrgicos em 2 mil. O hospital conta com uma gama generosa de exames, entre Radiologia, Patologia Clinica, Ultrassonografia, Eletrocardiografia, Eletroencefalografia, Tomografia Computadorizada, Mamografia, Hemoterapia, Densitometria Óssea e Quimioterapia. Além dos Centros de Neurociência, Hospital de Olhos, muito em breve a instituição contará com um Centro de Hemodiálise.
Ao longo dos 100 anos de sua existência, muitas modificações passaram pelo Hospital. Após três meses da 1° reunião em 1914, com 40 contos de réis subscritos por sócios benfeitores e remidos nos registros de sócios contribuintes e com o apoio de cerca de 300 compatriotas, foi adquirido um terreno de medidas 60m x 55m, cedido generosamente em parte pelo benemerente sócio, Dr. Augusto Freire da Silva Junior, da sua chácara na Avenida José Bonifácio. Atualmente a Beneficência Portuguesa de Araraquara ocupa área de aproximadamente 9.000 m2.
Ainda, a família Correa Leite, no limiar do ano 2013, entregou-se no contexto administrativo a fim de extinguir as mazelas que até então existiam. Neste curto espaço de tempo, o casal Natalina Lopes Correa Leite e Lucilio Correa Leite Neto produziram o progresso, trazendo de volta o respeito, a confiabilidade, a responsabilidade tamanha que o Hospital Santo Antonio necessita para continuar com os preceitos de sua existência, segundo divulga a instituição.
Há quem diga que muito já foi realizado neste ano pela atual diretoria, liderada pela presidente Natalina Lopes Corrêa Leite, mas longe do que ainda tem vontade de realizar.