Por Vanessa Sene
Mundo Lusíada
Em 30 de novembro, o Clube Português de São Paulo realizou sua tradicional Ceia de Natal e contou com a casa cheia. Ricamente decorado pelo Buffet Morenos, a noite contou com personalidades da comunidade, líderes associativos de diversas instituições, e como atração da noite, apresentação do cantor moçambicano Guilherme Silva e do Grupo Folclórico Veteranos de São Paulo.
O evento foi aberto pela Banda Garcia, trazendo um repertório variado. O público diferenciado se resumiu em associados, amigos de associados e convidados em geral. “A quantidade de pessoas que temos é bastante grande e isso nos enche de alegria. O Clube Português não é um clube de multidões, nem melhor nem pior que os outros mas é diferente” cita o presidente Rui Fernão Mota e Costa sobre a entidade que realiza eventos mais requintados.
O presidente da entidade recebeu muitos elogios pela organização da festa. “Eu sou suspeito para falar mas os convidados não são. Modéstia a parte, o Clube Português está bonito. E reconhecendo isso é a paga que eu preciso, todos gostarem daquilo que fazemos”.
Dora Moreno, a frente do cronograma do evento, decoração e buffet, afirmou que esta é uma parceria que dura há 7 anos e que permitiu o crescimento tanto do buffet quanto do clube. No cardápio requintado, evento se iniciou com um coquetel a moda portuguesa, com alheiras, bolinho de bacalhau e linguiça portuguesa, acompanhado de pratos brasileiros. No jantar, entrada de feijão branco e frutos do mar, e como prato principal bacalhau na couve-manteiga. A sobremesa, com cheesecake de framboesa, foi seguida ao final por uma mesa de encerramento com café, decorada com adornos natalinos.
Entre os que elogiaram o clube nesta noite de confraternização natalina, esteve o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira que chamou atenção para o público diferenciado. “A ceia está linda. A comunidade estava precisando de outras opções elegantes, e essa é uma opção elegante” afirma Antonio de Almeida e Silva.
A atração principal foi uma indicação do presidente do Conselho da Comunidade, e o presidente Rui Mota comprou a ideia sem mesmo conhecê-lo. “Ele nos brinda hoje com um espetáculo, que segundo me disseram, vale a pena”. E valeu mesmo, o cantor Guilherme Silva colocou o público para dançar neste sábado a noite, com um variado e animado repertório musical.
“Eu o conheci no Bar do Nelson, na rede Biroska da Lilian Gonçalves, filha do Nelson Gonçalves, eu conheci esse cantor e fiquei impressionado com a versatilidade dele, e fiquei mais emocionado quando ele cantou fado” disse Antonio de Almeida e Silva, que o indicou com orgulho, não somente para essa, como outras casas portuguesas em São Paulo.
Ao Mundo Lusíada, o presidente destacou entre os presentes a nova diretoria do Banco Banif, agora gerido no Brasil por Gladstone Siqueira. “O Clube Português é a casa de todos nós, isso não tem dono. É uma casa portuguesa que pertence a todos os portugueses de São Paulo” finalizou Rui Mota.