Por Ígor Lopes
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, foi recebido com honras no primeiro aniversário da FUNCEX Europa em Cascais, cujo diretor considera Portugal “um caminho seguro” do Brasil para toda a União Europeia.
A recepção de Cláudio Castro pela equipa da FUNCEX Europa em Cascais decorreu durante as comemorações do primeiro ano de existência do escritório na cidade portuguesa. O encontro, que contou com a presença de autoridades locais e investidores europeus, foi marcado por discussões sobre o fortalecimento das relações comerciais entre o Rio de Janeiro e Portugal, visando a “ampliação de oportunidades de negócios entre os dois países”.
Para Higor Ferro Esteves, diretor geral da Funcex Europa, “receber em Cascais o governador do Estado do Rio de Janeiro, responsáveis pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio, do Sebrae Rio e da Secretaria de Turismo da cidade de Salvador, além do presidente da Câmara Municipal de Cascais, traduz o trabalho da Funcex em aproximar autoridades públicas e instituições entre Brasil e Portugal para que sejam criadas as melhores condições e oportunidades de negócios entre esses dois países, sendo Portugal um caminho seguro do Brasil para toda a União Europeia”, destacou Higor Ferro Esteves.
Num ambiente de cooperação e parceria, Cláudio Castro destacou a importância de diversificar os produtos negociados entre o Estado e Portugal, aproveitando os benefícios do mercado europeu e atraindo mais investimentos para o Rio de Janeiro.
“A corrente de comércio entre o Estado fluminense e Portugal tem um enorme potencial. Por isso, a ideia é diversificar os produtos negociados”, afirmou o governador do Rio.
A parceria estratégica entre a FUNCEX Europa e o município português de Cascais também foi destacada durante o evento. O presidente da FUNCEX, António Carlos da Silveira Pinheiro, ressaltou a relevância dessa colaboração para a instituição, enfatizando o compromisso mútuo de impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer os laços entre Brasil e Europa.
Ainda segundo Higor Ferro Esteves, o município de Cascais “tornou-se num parceiro fundamental no impulsionamento do trabalho da instituição, promovendo oportunidades de negócios entre os mercados lusófonos e europeus”.
Nessa mesma reunião, o governador do Rio reforçou os laços culturais e turísticos entre o Estado do Rio de Janeiro e a cidade de Cascais, destacando a importância de partilhar as riquezas culturais e promover a troca de conhecimentos entre as duas regiões.
“É fundamental dividirmos as nossas riquezas culturais. Essa relação internacional é importantíssima para todos nós”, afirmou Cláudio Castro, evidenciando o compromisso mútuo de fortalecer os laços entre Brasil e Portugal.
A nossa reportagem sabe que a cidade do Rio de Janeiro e de Cascais serão geminadas durante uma cerimônia na cidade maravilhosa no dia 20 de março, com a presença de autoridades dos dois países, bem como responsáveis pela Funcex.