Odair Sene – Mundo Lusíada
No último dia 9 de dezembro a Casa dos Açores de São Paulo (CASP) realizou uma “Sessão Especial” de abertura das comemorações da passagem histórica das Festas do Divino em Vila Carrão/SP.
A Comunidade Açoriana de São Paulo entende como um momento significativo de sua história e da cultura açoriana, onde a Festa do Divino completa a sua 50ª edição. Para tanto reuniu sua diretoria, demais líderes associativos, como o presidente do CCLB Antero Pereira, numa Sessão Especial de abertura em sua sede na Vila Carrão, onde aliás, os presentes puderam reviver todas as mordomias através dos vídeos que foram exibidos, além das homenagens aos mordomos desta história mantida com grande dedicação pela comunidade açoriana de São Paulo, representando uma das grandes devoções e festejos nos Açores e em toda a Diáspora açoriana no mundo.
A primeira festa foi realizada em 1975 por membros da comunidade, liberados pelo casal Manuel Correia da Silva (em memória) e Antonia Rodrigues Veríssimo (em memória), antes mesmo da fundação da Casa dos Açores de São Paulo, que se deu em 22 de junho de 1980. Atualmente os mordomos são Bruno Amado e Cláudia Serra, netos dos pioneiros.
Durante a cerimônia, todos os casais de mordomos da Festa do Espírito Santo foram agraciados recebendo das mãos de autoridades presentes, a medalha alusiva a esta data festiva. Logo após a cerimônia foi exibido um documentário contando a trajetória destes 50 anos de fé e devoção dos açorianos radicados nesta Capital ao Divino Espírito Santo, finalizando com um coquetel de congraçamento.
Mensagem
O Diretor Regional das Comunidades no Governo dos Açores, José Andrade, divulgou uma nota na qual se refere aos açorianos de São Paulo. “A Festa do Divino Espírito Santo é a marca mais evidente e mais envolvente da identidade cultural do povo açoriano, nas nossas nove ilhas e em toda a nossa diáspora.” (…)
“A Casa dos Açores de São Paulo é um dos melhores exemplos dessa nossa devoção multisecular e transatlântica, quando agora inicia as comemorações dos 50 anos da sua Festa do Divino”.
“Por tudo isso, é com muita emoção e gratidão que aqui estou, em nome da Direção Regional das Comunidades do Governo dos Açores, para reconhecer e enaltecer a Casa dos Açores de São Paulo, os casais mordomos de ontem e de hoje e, em geral, todos os açorianos, açordescendentes e amigos dos Açores que nos orgulham em São Paulo e no Brasil”.•