Mundo Lusíada
A Casa de Portugal tem produzido e reunido documentos para um Museu da Memória Portuguesa. O projeto tem intuito de importar material e juntá-lo com demais documentos disponíveis na própria entidade, para exposição.
Em entrevista ao Mundo Lusíada, durante o aniversário de 75 anos de fundação da entidade, o presidente da casa falou sobre o projeto. “As pessoas, durante o seu almoço ou horas de lazer, podem aproveitar e tomar conhecimento do que é a nossa presença, nossa língua, nossa história através da Casa de Portugal” diz Dr. Julio Rodrigues.
A entidade também havia prometido uma grande reforma nas suas instalações, do imobiliário até o teto, no último ano. Segundo o presidente, ainda não foram feitas reformas por conta da festa de aniversário. “Vamos reformar banheiros, camarins, aliás o arquiteto é muito bom e trabalha gratuitamente. Alexandre Rodrigues é dos Estados Unidos mas veio aqui e vai ajudar a reformar esta área. Vamos pintar a casa toda, fazer limpeza da fachada, e toda parte de reboque” afirmou Rodrigues, citando que a entidade já pertence ao roteiro turístico de São Paulo.
E já para o próximo ano, a Casa de Portugal deve promover uma grande festa com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, em conjunto com o Memorial da América Latina. Inicialmente, a festa de rua seria feita na casa, mas por questões de trânsito e transtorno na região do bairro da Liberdade, será realizada no Memorial, ao lado do metrô Barra Funda. O evento vai contar com barracas, música típica e folclore português. “Uma festa portuguesa de rua, vai ser um sucesso” garante o presidente da entidade.