Casa de Portugal do ABC recebe bom público na homenagem à Nossa Senhora de Fátima

ABC_NossaSenhoraFatima

Por Odair Sene

Seguindo a tradição de anos anteriores, a diretoria da Casa de Portugal do Grande ABC, presidida pelo luso brasileiro Carlos José Rodrigues, organizou um almoço em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, com missa (celebração da palavra), procissão pelo entorno da casa, almoço com bacalhoada e apresentação de folclore com o Rancho Cantares e Dançares do Minho.

O evento, originalmente de 13 de maio (quarta), aconteceu no final de semana, dia 17 (domingo), e recebeu cerca de 400 pessoas. Na impossibilidade do padre Vanderlei, não teve uma missa na igreja do bairro e sim uma “celebração da palavra” nas dependências da casa pelo seminarista Camilo Lima (da Diocese de Santo André e faz trabalho pastoral na Paróquia N.S. do Paraíso), auxiliado pelo Roni Dantas, também da paróquia.

Ao Mundo Lusíada, Camilo falou sobre sua visão da religiosidade do povo português, especialmente em relação a N.S. de Fátima. “É interessante porque há uma semana tivemos a entronização da imagem de N.S. Aparecida lá em Fátima e aqui no Brasil vamos ter a entronização da imagem de N.S. de Fátima, então essa ‘troca’ das imagens é para fortalecer que Maria está presente na fé dos brasileiros, dos portugueses, e em muitos outros países, mesmo percebendo as vezes as pessoas meia desanimadas, com sua fé um pouco abalada, Maria é o sinal que remete a Jesus Cristo, fortalecendo aqueles desanimados e é interessante vermos que mesmo as nossas culturas serem tão diferentes, os dois povos se unem através da fé, e a religiosidade Mariana é muito forte, nunca deixando de lado a figura principal que é Jesus Cristo, e Maria é aquela que nos apresenta, aquela que conduz a Jesus”, disse ele.

O presidente Carlos Rodrigues segue com a tradição deste evento anual, segundo ele, até para manter as expectativas do próprio público que vem aumentando a cada ano. “Cada ano vemos um aumento de pessoas, casa cheia e ainda hoje vendemos muitos convites na porta”, referiu.

Nesta oportunidade o Rancho da Casa Cultural Império do Minho foi a atração folclórica, que além de acompanhar a procissão, apresentou-se após o almoço, animando o ambiente e sendo bastante aplaudido. O presidente José Pisco falou ao Mundo Lusíada sobre a casa e disse que o rancho vem participando de eventos no ABC em diversas oportunidades. Ele também divulgou que sua entidade fixou em seu calendário de eventos o último domingo de cada mês para o almoço com folclore que realiza na sua sede. “E convido a quem quiser comparecer para entrar em contato conosco”.

José Pisco é fundador da casa, esteve comandando como presidente durante quatro anos, depois assumiu o Raul das Neves, que teve sua gestão, deixou a entidade e o Pisco retornou como presidente, posição que mantém até o mês de janeiro de 2016. O Rancho Folclórico tem hoje 20/25 componentes e a direção espera poder gravar seu primeiro CD até o ano que vem.

Logo_Galeria-de-ImagensCom este evento, a Casa de Portugal do Grande ABC fecha o primeiro semestre do ano. Agora a entidade se prepara para uma grande festa que deve lotar a casa no dia 20 de setembro, quando promove mais um almoço (bacalhoada) e com show do Roberto Leal. O convite já está sendo produzido e logo a entidade deve divulgar em seu perfil no Facebook. Acompanhe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »