Entidade pretende ser um “braço de apoio” para o Consulado realizar atendimento na região.
Mundo Lusíada
A diretoria da Casa de Portugal de São Carlos – sob comando do Presidente Paulo de Sousa Palo – recepcionou convidados da cidade, comunidade portuguesa e autoridades locais bem como autoridades portuguesas, em evento realizado dia 19 de outubro de 2024, quando se promoveu oficialmente a inauguração da sede própria da entidade que está localizada à Rua Sete de Setembro, Nº 2442, Centro, São Carlos, SP.
Na programação que aconteceu durante todo o dia, teve cerimônia realizada na parte da manhã, quando foi aberta oficialmente as portas da nova casa. Depois teve a suntuosa “Noite de Fados” que aconteceu no Centro do Professorado Paulista e que contou com as fadistas Ciça Marinho e Ana Carla Lemos, também dos músicos Sérgio Borges (violão) e Wallace Oliveira (guitarra portuguesa). A noite fechou com um elogiado “Jantar Português” com cardápio português.
No discurso de abertura o presidente Paulo de Sousa Palo falou da sua alegria em inaugurar a nova sede: “Desde a sua fundação em 25 de agosto de 2019, nossa Casa tem sido um espaço de acolhimento, união e fortalecimento da comunidade luso-brasileira. Nestes cinco anos, a Casa não apenas cresceu, mas também enfrentou desafios, aprendeu e se adaptou. Estamos agora de pé, prontos para seguir caminhando com nossas próprias pernas, sempre com o foco em ajudar nossos associados e a comunidade em geral. Que nesta nova sede, brilhe uma única luz, iluminando a todos que aqui entrarem, promovendo a união e o amor pelas nossas tradições”, referiu.
Agradecimentos do Presidente Paulo de Sousa Palo aos presentes e autoridades
Se dirigindo ao Sr. Fernando Carvalho (representando a Prefeitura Municipal de São Carlos), o presidente Paulo Palo agradeceu pela concepção deste edifício, “que agora se torna o coração da nossa comunidade luso-brasileira em São Carlos e Região” e disse que o espaço será um verdadeiro “nicho de encontros, onde podemos celebrar nossa cultura e compartilhar nossas histórias”.
Paulo também revelou que sua diretoria espera que, em breve, a sede da Casa agora inaugurada possa se tornar um braço do governo de Portugal, “estreitando ainda mais os laços entre nossa comunidade e nossa terra de origem”, referiu ele com expectativa de um “futuro promissor”.
Ao vereador Azuaite Martins de França (representante da Câmara Municipal), o presidente lembrou das conversas em 2019, quando o político prometeu encontrar uma casa para a abrigar sede. “Hoje, essa promessa se concretiza. Seu compromisso com a comunidade não foi apenas uma ‘promessa de campanha’, mas uma verdadeira dedicação em fazer com que a Casa de Portugal fosse uma realidade. Agradeço por sua visão e apoio, que foram fundamentais para chegarmos até aqui. Sua presença e ajuda são um exemplo do que é trabalhar para o bem da nossa comunidade”.
Ao representante do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques, Palo Palo disse que desde a perda da representação consular em São Carlos, a comunidade sentiu a necessidade de uma aproximação mais forte entre o Consulado e a comunidade. “Aqui está a nossa casa. O seu comprimento, a sua largura e a sua altura têm exatamente as dimensões necessárias para manter o calor humano necessário à nossa comunidade. Também, estamos prontos para acolher as visitas consulares itinerantes em nossa sede, e estamos certos de que o Consulado está receptivo a isso. Com as vossas decisões, as comunidades luso-brasileiras sempre estarão recebendo cada vez maior atendimento aprimorado”.
Ao Deputado na Assembleia da República de Portugal, Dr. Manuel Magno Alves – também presente no evento -, o presidente valorizou a presença na inauguração dizendo que o Dr. Magno “reafirma seu compromisso com nossa comunidade”. Parabenizou o deputado pela eleição e disse contar com o deputado “para que as vozes da nossa comunidade sejam ouvidas à distância que for necessária”.
Presente ao evento, o Padre Jonas Rafael, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, também foi reverenciado pelo presidente dizendo que a presença do religioso simboliza a “importância da espiritualidade em nossa comunidade. A transição para o século XXI trouxe novos desafios, mas estamos aqui para respeitar todas as crenças, religiões e credos. Dedicar um altar a Nossa Senhora de Fátima é um tributo às nossas raízes e às aparições que marcam a história de Portugal. Sua bênção será sempre um pilar de apoio para nós”.
Em seu encerramento, o presidente Paulo Palo falou que “hoje celebramos quatro gerações aqui presentes, desde o querido Sr. Oscar Ferreira, nosso Cônsul Honorário que nos deixou, até a sua bisneta, a pequena Milena, de apenas 10 anos, que um dia assumirá o legado desta Casa. É nosso desejo que as futuras gerações nunca percam as tradições lusitanas. Agradeço aos associados Rui Leal e Mário Ruggiero, que receberam o título de Associados Honorários. Vocês são um exemplo de dignidade e orgulho luso-brasileiro. Obrigado a todos pela presença e participação”, finalizou ele já iniciando o coquetel.
“Bem hajam!”
“Agradecimentos ao Vereador André Rebello, que concedeu uma emenda parlamentar, quitando o cachê dos músicos. Também ao Vereador Azuaite Martins de França, que concedeu gratuidade no salão do Centro do Professorado Paulista para a Noite de Fados. Ambos são Associados da Casa de Portugal de São Carlos.
OBRIGADO Caros Patrícios!” A Diretoria registrou e agradeceu as seguintes autoridades:
Presidente da Diretoria da CASA;
Presidente do Conselho Deliberativo da CASA;
Câmara Municipal de São Carlos;
Prefeitura Municipal de São Carlos;
Assembleia da República de Portugal, representada pelo Deputado Manuel Magno Alves;
Consulado Geral de Portugal em São Paulo, representado pelo Cônsul Geral Adjunto Jorge Longa Marques;
Padre Jonas Rafael, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em São Carlos.
Ordem dos Advogados do Brasil (São Carlos); CIESP de São Carlos; CCLB do Estado de São Paulo; Lojas Maçônicas: Fraternidade Acadêmica Universitária; Eterno Segredo; Trabalho com Fraternidade; Harmonia de São Carlos; Acácia de Ibaté
1° Quarteirão de Amigos de São Carlos
A presença dos vereadores: André Rebello e Professora Neusa (Representada).