Por Catarina Machado
A Casa de Portugal São Paulo, a BRAZTOA – Associação Brasileira de Operadores Turísticos e a AETUR – Associação Empresarial do Douro e Trás os Montes, identificaram 6 operadores no mercado brasileiro para cumprir um roteiro no Vale do Douro, com a finalidade de promover e divulgar a oferta turística da região, visando a criação de novos pacotes para os turistas brasileiros.
Essa iniciativa teve origem numa parceria entre as 3 entidades que já propiciou a realização de várias iniciativas promocionais no Brasil, onde também contou com o apoio do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, da AICEP e do Turismo de Portugal e que agora se completa com uma ação promocional realizada em Portugal, onde foi organizado um programa de visitas de familiarização durante uma semana, com a parceria de diversas entidades oficiais e empresas associadas à AETUR.
Nesta viagem, além de operadores turísticos brasileiros participaram também 6 operadores dos Estados Unidos onde a AETUR também vem desenvolvendo uma atividade bastante dinâmica.
Segundos dados estatísticos, o mercado brasileiro vem apresentando um desempenho muito significativo, atingindo um crescimento de 39% em 2018 em relação ao ano anterior, registrando a entrada de 869 mil turistas brasileiros em Portugal, que representa o turista que mais gasta no País.
Para Alberto Tapada, secretário geral da AETUR, “o Vale do Douro e Trás-os-Montes também beneficia desse crescimento da procura dos brasileiros, nomeadamente de um segmento sócio-econômico que busca no Douro experiências únicas, em unidades hoteleiras de melhor classificação, e ficam cada fez mais tempo na região o que permite um melhor conhecimento do nosso potencial turístico, da hospitalidade das pessoas, da enogastronomia e do nosso patrimônio arquitetônico, cultural e da natural que constituem uma oferta única no país para além do Douro Vinhateiro que é patrimônio mundial da humanidade.”
Para Paulo Machado, vice presidente da Casa de Portugal e membro honorário da AETUR, “esta visita é uma excelente oportunidade para os operadores brasileiros conhecerem ‘in loco’ a infra estrutura turística da região, estabelecerem contatos com empresários e entidades locais com quem poderão tratar da contratação de pacotes turísticos ou estabelecerem acordos comerciais visando uma atuação comercial mais dinâmica junto dos agentes de viagens no Brasil. Quando os agentes de viagens e os operadores turísticos conhecem melhor o produto que vendem podem oferecer experiências de viagens que propiciam o aumento da permanência média do passageiro e consequentemente o dispêndio médio no destino.”
Segundo o operador Roberto Nedelciu, diretor da Operadora Raidho de São Paulo e conselheiro da BRAZTOA, que integrou a missão brasileira, “essa oportunidade é de grande importância para encontrar interlocutores comerciais que permitam a criação de novos pacotes personalizados que vão ao encontro dos gostos e preferências dos consumidores brasileiros. Referiu que não conhecia ainda a região do Douro e Trás-os-Montes, que encontrou uma estrutura turística de excelente qualidade e que isso irá refletir na criação de uma nova oferta, com uma maior variedade e que esse conhecimento irá auxiliar no atendimento às agências que buscam roteiros personalizados e sob medida para passageiros mais exigentes.”
Ainda no decorrer dessa viagem, os representantes da Casa de Portugal de São Paulo e da BRAZTOA subscreveram e participaram na cidade de Sabrosa, terra natal de Fernão de Magalhães, da cerimônia de fundação da REMAM – Rede Mundial Magalhânica que no decorrer de 2019 e 2021 organizará uma série de iniciativas para comemorar os 500 anos da primeira viagem de circunavegação.