“Uma Noite na Europa” com folclore de Portugal e da Itália na última festa de 2022
Por Odair Sene
O presidente da Casa de Portugal de Campinas, Vagner Vieira recebeu no dia 19 de novembro, cerca de 370 pessoas para uma noite bastante animada com folclore português e italiano da Associação Italiana Vinhedense, da cidade de Vinhedo SP (na casa portuguesa pela primeira vez).
Finalizando sua participação como presidente da Casa de Portugal, Vagner Vieira comemorou o encerramento “em alta” com casa cheia, cardápio elogiado, muito atrativo musical lusitano e italiano, numa grande festa que fechou com a chamada “chave de ouro” conforme comentou o dirigente.
“Estamos encerrando bem nossa gestão e temos que pensar na casa, não como uma Casa de Portugal apenas, mas temos que pensar nas casas como ‘instituições’, é uma instituição, e isso nos pertence, a nós todos, aos portugueses, aos brasileiros, pertence a uma comunidade maravilhosa [como patrimônio]”, referiu ele.
Vagner Vieira recepcionou o grupo italiano coordenado pelo Julliano Gasparini, presidente da Associação Italiana Vinhedense, juntos eles promoveram a animada “Noite na Europa”, mostrando um pouco das culturas de Portugal e Itália com sonoridade bastante peculiar para ambos – muito aplaudidos por sinal.
O grupo Vinhedense é da Associação Italiana de Vinhedo que promove eventos culturais, oferece aulas de italiano, serviço consular e mantém suas tradições através do grupo de dança, que aliás, conforme disse o Julliano, o grupo acabou sendo desfeito na pandemia (quando ficou sem atividades) e agora remontado com jovens de 15 a 20 anos, e apresentam as sempre muito animadas musicas tradicionais, como a conhecida “tarantella” – um ícone instantaneamente reconhecido pelo público como uma imagem da cultura italiana, indispensável em qualquer festa típica.
O grupo é formado por descendentes de italianos e a própria cidade tem uma origem italiana muito forte. “O grupo recebe filhos de associados, mas também os filhos de não associados podem integrar”.
Pisando em solo português pela primeira vez, o diretor do grupo visitante agradeceu a parceria, a diretoria da Casa e ao Cônsul Honorário Pedro Peixoto, que fez a “ponte” para acontecer o intercâmbio.
“Espero que este intercâmbio se mantenha, porque é muito importante, como é nossa língua portuguesa, e a língua italiana também, importante mantermos nossas origens e tradições, e tudo isso é muito bonito de se ver, e quando a pessoa vê um evento como esse, é como viajar para outras culturas e conhecer outras culturas, é muito legal e assim também as casas reforçam culturalmente com essa miscigenação cultural”, disse ele que defendeu manter o intercâmbio entre as entidades para (pelo menos) uma apresentação anual.
Vagner Vieira se despede da presidência
Apesar de não ter atividades na casa durante cerca de 20 meses, por conta da pandemia, Vagner Vieira procurou alternativas e manteve as finanças da casa em dia, finalizando sua gestão inclusive com recursos. “Graças a muito trabalho dessa diretoria, da comunidade, da comunicação social também, enfim tudo isso que faz a grandeza da nossa comunidade portuguesa”, referiu.
O presidente também elogiou “a postura, o brilho, o empenho e a dedicação” dos folcloristas da casa que vieram para a última apresentação “e deram um show, fazendo com que a casa tivesse um evento bastante valorizado pelos integrantes do folclore, atuando sob merecidíssimos aplausos”.
“Isso foi muito importante, o folclore da casa dá vida para a festa, são quase 50 componentes reunidos pela ensaiadora Andreia, com pessoal de Campinas, de Rio Claro, de São Paulo, de cidades vizinhas e deram realmente um show”, disse o presidente que entende o folclore e a culinária como o “cartão de visitas” da Casa de Portugal. “Muita gente vem nos eventos por conta desse cartão de visitas”.
A Casa de Portugal serviu para seus 370 convidados nada menos que 101 kg de bacalhau do Porto, otimamente bem preparado e muito elogiado por todos. O que foi motivo de agradecimentos do Vagner parabenizando a cozinha pelo preparo, mas também o pessoal do atendimento, quem trabalhou essa noite atendendo os convidados, “quero agradecer a todos pelo envolvimento antes de tudo”, falou citando ainda a primeira dama Lilian Vieira, sua esposa, também integrante da diretoria, e que se empenhou para ajudar em tudo, desde o primeiro momento.
“Sempre auxiliando a diretoria, sempre junto, assim como a Sandra também, aliás as duas sempre cuidando da decoração da casa por exemplo, é um trabalho da Lilian e da Sandra, a esposa do Eduardo (casal ligado ao folclore), e eu não posso deixar de registrar aqui a maravilha que é a amizade do pessoal do Mundo Lusíada, Odair Sene, com suas informações, um importantíssimo trabalho que as pessoas elogiam muito, que é feito pelo jornal, por ser um trabalho digno, de muita qualidade, de boa informação e verdadeiro”, disse ele encerrando sua gestão e o ano de 2022.
Eleições: membros elegem uma mulher pela primeira vez como presidente da Casa
A Casa de Portugal de Campinas realizou eleições no último dia 27 de novembro em sua sede, visando a renovação da diretoria para o biênio 2023 / 2025. O então presidente Vagner Vieira foi eleito presidente do Conselho Deliberativo. Manuel Aurélio Delgado eleito presidente do Conselho Fiscal e o destaque para a eleição da Diretoria Executiva que terá pela primeira vez na história da Casa uma mulher na presidência, a Dra. Ana Cristina da Silva Calvinho Elias, que vai contar com o Gaspar Lopes Baptista como seu vice presidente. A nova formação diretiva da entidade assume a partir do dia 1º de janeiro de 2023.
Ana Calvinho é uma advogada portuguesa radicada na cidade de Campinas há 10 anos e sempre ligada à Casa de Portugal, atuando no meio jurídico há 25 anos, casada com o empresário Cláudio da Silva Elias e mãe de três filhos Patrícia, Leonor e Francisco.