Mundo Lusíada
Confira as escolas de samba que trazem em seu enredo 2008, na comemoração dos 200 anos da vinda da família real ao Brasil, D. João, Carlota Joaquina e diversos personagens que vão passar pela Sapucaí. Em São Paulo, apenas uma escola do Grupo de Acesso faz referência à corte.
Estácio de SáRebaixada no Grupo Especial no carnaval 2007, a Estácio de Sá aposta no enredo "A história do futuro" para conquistar o título do Grupo de Acesso A. No enredo 2008, o carnavalesco Cid Carvalho retrata a corte portuguesa no Terceiro setor, com o carro "A corte se empapuçou". Desfile 02/fevereiro na Marquês de Sapucaí, a partir das 20h.
São ClementeDepois de quatro anos, a escola retorna ao Grupo Especial, com homenagem à corte portuguesa, aproveitando a comemoração dos 200 anos da vinda da família real, com o enredo “O clemente D. João VI no Rio: a redescoberta do Brasil”. Desfile na Marquês de Sapucaí, dia 03, a partir das 21h.
Mocidade IndependenteCom o enredo “O quinto Império: De Portugal ao Brasil, uma utopia na história”, a escola carioca é uma das três beneficiadas pela Prefeitura do Rio no valor de R$ 2 milhões por optar pelo enredo de comemoração dos 200 anos. A verde-e-branca de Padre Miguel será a primeira escola de segunda-feira, dia 04, a partir das 21h.
Imperatriz LeopoldinenseO enredo “João e Marias” vai mostrar a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil e também as muitas Marias que passaram pela vida D. João VI. “É um João só e um monte de Marias: Maria Antonieta; a mãe; seis filhas Marias; a nora, Maria, que era irmã de outra Maria, que casou com Napoleão e deu o nome a nossa escola”, explica Rosa Magalhães. Desfile dia 04, terceira escola a se apresentar.
**No sábado, 2, no Desfile do Grupo de Acesso A acontece ainda desfiles da Lins Imperial com enredo “Apresento-lhes com louvor, meu pai querido, D. João VI”; Império da Tijuca (enredo “Duzentos anos da corte real nos jardins da Família Imperial”); Acadêmicos de Santa Cruz (enredo “Da abertura dos Portos à cidade do porto, Itaguaí – uma história real”); e Renascer de Jacarepaguá (enredo “É chegado a Portugal o tempo de padecer, se te oprime a cruel França, sorte melhor hás de ter).
Em São Paulo:
Barroca Zona SulEm São Paulo, a escola que comemora os 200 anos é a Barroca Zona Sul do grupo de acesso, com enredo “Artistas Viajantes Num País Romântico” retratando a história na arte. “Nenhuma escola de São Paulo se predispôs a fazer essa homenagem, será porque acham que D. João VI não veio para São Paulo?” diz carnavalesco Lucas Pinto. Desfile no domingo, 03 de fevereiro, última escola a se apresentar.