Da Redação
O Carnabonde em Santos é um evento que combina a alegria do Carnaval com a nostalgia dos elétricos históricos da cidade do litoral de São Paulo. Ele abriu oficialmente o Carnaval Santista, neste sábado (10), a partir das 12h, com uma grande festa na Praça Mauá. Neste ano, a 22ª edição do evento prestará homenagem ao bloco ‘Raparigas do Último Gole’, que por décadas animou o bairro Gonzaga.
A grande atração do evento é justamente o bonde. Ornamentado pela equipe do artista plástico André Leahun, este ano traz uma decoração alegre, vibrante e divertida que remete ao bloco homenageado, criado pelo português Orlando Carlos Correia Tavares, o popular Morgado (em memória), proprietário do bar ‘Último Gole Choperia’.
Com muitos Galos de Barcelos, azulejos portugueses, tonéis de vinhos, fitas e cores, como uma verdadeira casa portuguesa, o bonde chega às 15h na Praça Mauá e sai em cortejo pelas ruas do Centro Histórico a partir das 15h30, arrastando os foliões.
Durante o trajeto, percorre as ruas do Centro Histórico em um passeio divertido com a presença da Corte Carnavalesca, das voluntárias do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e de familiares do homenageado. A bordo, os foliões animam a festa com muita música, além de apreciar a beleza do Centro decorado com enfeites carnavalescos.
“Procuramos deixar o bonde como uma verdadeira casa portuguesa, trazendo ornamentos da cultura do país do Seu Orlando. O evento é uma maneira única e charmosa de celebrar o Carnaval em Santos, unindo tradição, história e diversão. É uma experiência que atrai moradores locais e visitantes, criando memórias especiais, homenageando figuras ilustres da nossa cidade, fortalecendo o espírito festivo de Santos”, disse o artista plástico André Leahun.
O desfile seguirá o mesmo percurso da Linha do Bonde, partindo da Praça Mauá, seguindo pela Rua General Câmara, Rua do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre e retornando ao ponto de partida pela Rua Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco e Rua Cidade de Toledo.
VOLUNTÁRIAS
Voluntárias do Fundo Social de Solidariedade de Santos (FSS) têm se reunido regularmente há cerca de um mês, imersas em tecidos de cetim e artigos de artesanato, repletas de ideias criativas para confeccionar 21 fantasias e adereços carnavalescos.
Sob a orientação da professora da Escola de Moda do Fundo Social, Janaina Klein, seis estão empenhadas cuidando minuciosamente de cada detalhe. O resultado promete encantar e surpreender todos que acompanharem o desfile.
SOBRE O BLOCO
O bloco ‘Raparigas do Último Gole’, realizado durante muitos anos na Rua Carlos Afonseca, atrás do Parque Balneário, no bairro Gonzaga, surgiu em 1986, numa conversa entre Orlando Carlos Correia Tavares, o popular Morgado, proprietário do bar ‘Último Gole Choperia’ e o amigo Odair Gonzalez.
A ideia era montar um grupo de homens vestidos de mulher para sair na Dona Doroteia, dando o nome de “raparigas”, como são chamadas as mulheres em Portugal.