Da Redação
Com Lusa
No ano em que Guimarães foi Capital Europeia da Cultura a atividade turística registrada foi “absolutamente excepcional” com “significativo” aumento do número de visitas aos museus, ao teleférico e da taxa de ocupação hoteleira, segundo informações da autarquia.
Segundo comunicou a Câmara Municipal de Guimarães, os dados recolhidos pela Divisão de Relações Públicas e Turismo sobre o ano de 2012 confirmam os “elevados níveis de crescimento” do setor e uma “performance extraordinária” dos fluxos turísticos em Guimarães.
Guimarães registrou um aumento de 106.5% no número de visitantes aos Postos de Turismo, um aumento de 30% no número de entradas nos museus da cidade, um aumento de quase 52% nos bilhetes vendidos no Teleférico, uma taxa de ocupação por quarto próxima dos 65%.
“Confirmando a tendência que se vinha verificando desde o primeiro trimestre, os dados recolhidos pela Divisão de Relações Públicas e Turismo referentes a 2012 evidenciam o ano absolutamente excepcional para o turismo em Guimarães, com elevados níveis de crescimento”, afirma a autarquia.
Os dados conhecidos apontam que Portugal, Espanha e França lideram a lista de nacionalidades registradas nos Postos de Turismo com taxas de 42%, 20% e 12% respectivamente, seguidos do Brasil com 4%.
A autarquia adianta também que o maior fluxo de visitante registrou-se entre abril e setembro, com os meses de julho, agosto e setembro a registrarem 46% do total de visitantes, valores que correspondem a mais de 25 mil visitantes no referido período.
Quanto aos museus da cidade (Paço dos Duques de Bragança, Museu Alberto Sampaio e Plataforma das Artes), estes registraram 527.067 visitantes, mais 29,8% que em 2011.
O teleférico, “equipamento importante para o turismo vimaranense” alcançou os 249.697 de bilhetes vendidos (um aumento de 51.7% comparado com o ano anterior).
O maior aumento registrado, mostram os números, ocorreu no sítio da internet com a informação turística do concelho que atingiu as 231.179 visitas, um aumento de mais de 392% quando comparado com 2011.
A autarquia conclui que estes números constatam que Guimarães, “tem vindo a aumentar, de forma consolidada, a sua notoriedade e capacidade de atração de visitantes e turistas, com uma expressão muito expressiva em 2012, ano da Capital Europeia da Cultura”.