Mundo Lusíada
A cantora portuguesa Maria João e o pianista brasileiro André Mehmari farão duas apresentações na Casa de Francisca na capital paulista, nos dias 08 e 09 de Dezembro, no âmbito da programação da Feira Internacional de Música (SIM SP).
Referência irrefutável do jazz, Maria João é uma apaixonada pelo Brasil. Ao longo de sua carreira, tem colaborado com grandes nomes da MPB. E há muitos anos, Maria João acalentava o sonho de homenagear Aldir Blanc, um dos grandes letristas, por isso lançou em setembro o disco “A Poesia de Aldir Blanc” (SELO SESC), apresentado em shows elogiados pela crítica.
“Sonho” é o título da parceria entre Aldir Blanc e o renomado pianista e um dos compositores brasileiros mais prolíficos, André Mehmari, que além de participar do álbum, também tocou ao lado de Maria João e sua banda durante os shows em SP. Com a afinidade entre os dois, lançaram o repertório do álbum em duo de piano e voz. Convidados pela Casa de Francisca, este duo luso-brasileiro realiza dois shows inseridos na programação da SIM São Paulo.
Maria João
A carreira de Maria João tem sido pautada pela participação nos mais conceituados festivais de música do mundo. Um percurso iniciado na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e que, em poucos anos, extrapolou fronteiras, fazendo de Maria João uma das poucas cantoras portuguesas aclamadas no estrangeiro. O reconhecimento oficial da divulgação da cultura portuguesa pelo mundo valeu-lhe a comenda da ordem do Infante D. Henrique pelas mãos do presidente Jorge Sampaio. É também a única artista portuguesa a ter sido nomeada para o European Jazz Prize juntamente com Jamie Cullum e Bobo Stenson. Possuidora de um estilo único tornou-se num ponto de referência no difícil e competitivo campo da música improvisada. Uma capacidade vocal notável e uma intensidade interpretativa singular valeram-lhe, não só o reconhecimento internacional, como a figuração na galeria das melhores cantoras da atualidade. Unânimes no aplauso, crítica e público nomearam-na “uma voz levada às últimas consequências”, declarando-a “uma cantora que não pára de evoluir”. Da sua parceria com o pianista Mário Laginha, de entre os 13 discos gravados, destacam-se: “Cor” dedicado às culturas do Índico; “Lobos, Raposas e Coiotes” com a Filarmônica de Hannover e ainda “Chorinho Feliz”. Internacionalmente trabalhou com prestigiados nomes da música, tais como: Aki Takase, Bobo Stenson, Bobby McFerrin, Egberto Gismonti, Gilberto Gil, Joe Zawinul, Laureen Newton, Lenine, Guinga, Trilok Gurtu, Ralph Towner , Manu Katché, entre muitos outros.
André Mehmari
Pianista, arranjador e compositor considerado pela crítica “um artista singular de imaginação vibrante e generosa”, Mehmari teve seus primeiros contatos com a música através de sua mãe já em Ribeirão Preto-SP. Mudou-se para São Paulo em 1995, com seu ingresso no curso de piano da ECA-USP. Compositor prolífico e requisitado, apontado como um dos mais originais e completos músicos brasileiros de sua geração e premiado tanto na área erudita quanto popular, teve suas composições e arranjos tocados por muitos grupos orquestrais e de câmara, entre eles OSESP, OSB, Banda Sinfônica do Estado, Quarteto da Cidade de São Paulo e Quinteto Villa-Lobos. Recentes trabalhos incluem orquestrações para a cerimônia de encerramento das olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro e a trilha sonora da primeira série brasileira produzida para Netflix. Além de uma vasta e premiada discografia, Mehmari possui uma ativa carreira internacional como solista e criou duos expressivos com músicos como Antonio Meneses, Mário Laginha, Gabriele Mirabassi, Antonio Loureiro, Danilo Brito, Hamilton de Holanda, Ná Ozzetti, Maria Bethânia e Mônica Salmaso.
SERVIÇO
MARIA JOÃO E ANDRÉ MEHMARI // A POESIA DE ALDIR BLANC
Sex 08/12 22h00
Sáb 09/12 22h00
COUVERT R$ 80,00
Casa de Francisca / Palacete Teresa
Rua Quintino Bocaiúva 22 – Sé – São Paulo
Informações 11 3052 0547
[email protected]