Mundo Lusíada
Com Lusa
A greve dos funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), marcada para quinta e sexta-feira, foi desconvocada, anunciou o presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF.
O anúncio foi feito por Acácio Pereira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI). “Estão reunidas as condições para podermos suspender a greve”, disse o responsável, em declarações aos jornalistas.
Acrescentou também que houve, da parte do MAI o “reconhecimento da importância do serviço do SEF”.
O Ministério da Administração Interna (MAI) vai recrutar mais 190 inspetores para o SEF, que irão juntar-se aos 45 já recrutados neste ano, segundo comunicado do MAI.
O anúncio foi feito depois da reunião com o Sindicato, que desconvocou a greve que tinha previsão de afetar os principais aeroportos do país.
No comunicado, o MAI diz que “foi possível aproximar as posições do Governo e daquele sindicato” e que “o sindicato entendeu os esforços realizados no sentido de reforçar os recursos humanos do SEF”.
Revela, nesse sentido, que o Ministério das Finanças deu autorização para que fosse aberto concurso externo para 100 novos inspetores, “que acresce ao concurso interno que já permitiu este ano dotar o SEF de 45 novos inspetores”.
“A este concurso juntam-se outros dois, de 45 elementos cada, com os quais o SEF vai ver reforçado o seu quadro de pessoal” da Carreira de Investigação e Fiscalização, adianta o comunicado.