Campeão! Sporting conquista 20º título da Liga Portuguesa com duas jornadas de antecedência

Foto @SportingCP

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

 

Campeão! Sporting conquista seu 20º título da Liga Portuguesa com duas jornadas de antecedência

O Sporting é o campeão português de 2023/24. Com duas jornadas de antecedência, o time de Rúben Amorim teve a conquista confirmada neste domingo (05/05), após a derrota do Benfica para o Famalicão, por 2 a 0. É o 20º título da equipe, o segundo sob o comando do treinador. A dois jogos do fim, o Sporting tem 84 pontos e não pode mais ser alcançado pelo Benfica, que permanece com 76. Se vencer os jogos contra Estoril e Chaves, os Leões alcançam os 90 pontos, que seria sua melhor campanha e a segunda maior na história, atrás apenas do Porto de 2021/22, que fez 91 pontos. Depois de 19 anos sem levantar a taça, o Sporting conquista o seu segundo título da Liga Portuguesa em quatro temporadas. Técnico da equipe há pouco mais de quatro anos, Rúben Amorim é o grande responsável pela mudança de patamar da equipe, que esteve na sombra de Porto e Benfica neste século. Aos 39 anos, Amorim dá sinais de que deve se despedir do Sporting na próxima temporada. Ele foi cogitado no Liverpool e é seguido de perto por outros clubes da Premier League. A liga de 2023/24 é o seu sexto título no comando dos Leões, que ainda decidem a Taça de Portugal com o Porto. Os Títulos de Rúben Amorim no Sporting foram: (Liga Portuguesa: 2020/21 e 2023/24; Taça da Liga: 2019/20, 2020/21 e 2021/22; Supertaça de Portugal: 2021/22). Além de Amorim, a conquista do Sporting tem a marca de dois jogadores: o ponta Pedro Gonçalves e o atacante sueco Viktor Gyökeres. Bicampeão pela equipe, Gonçalves tem 11 gols e 12 assistências na atual temporada. Cobiçado por gigantes da Europa, Gyökeres é o artilheiro, com 27 gols, e ainda soma 9 assistências.

  1. Setúbal, o fim de um clube tradicional

Em virtude da negativa do pedido realizado no final do ano passado de Concordata (Plano Especial de Revitalização), pela maioria dos credores (Autoridade Tributária e Parvalorem), o Tribunal de Justiça de Setúbal decretou na sexta-feira (03/05) a insolvência do Clube Vitória de Setúbal, fato que deve abranger na próxima semana também a SAD setubalense, embora dirigentes prometam solicitar a anulação judicial de tal medida, apresentando um novo plano de recuperação que impeça a perda do patrimônio. No momento o clube encontra-se na 4ª divisão de Portugal, e na fase final de disputa tentando subir para a 3ª divisão.

Academia do Porto na Maia vinga ou não?

A Câmara Municipal da Maia notificou a SAD portista que restam 14 dias para a quitação de mais uma parcela referente aos terrenos da Maia (pertencentes na sua grande maioria ao município), no valor de 510 mil euros, equivalente a 15% do valor total de 3.4 milhões de euros. Essa será a 2ª parcela, visto que na assinatura do contrato os dragões pagaram 20% (680 mil euros). O restante deverá ser pago na data da assinatura da escritura, isto se Villas Boas não rescindir o contrato de compra, visto que na sua campanha afirmou que a academia deveria ser expandida com novos terrenos no Olival, e não em outra localidade.

Os administradores da SAD (Pinto da Costa, Fernando Gomes, Vitor Baia, Adelino Caldeira e Luís Gonçalves) negaram o pedido de demissão para que Villas Boas assumisse já a SAD, para não perderem os salários do mês, na casa de 20 mil euros.

Superliga Portuguesa De Futebol 2023/2024

A 31ª jornada só terminou na segunda-feira (29/04), com o E. Amadora recebendo o Farense às 20:15h e perdendo por 0x3.

Já a 32ª jornada teve início na sexta-feira, com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (03/05)

Moreirense 1×0 Vizela (20:15h) com a derrota, o Vizela que estava na divisão maior de Portugal desde 2021, cai novamente para a 2ª divisão.

Sábado (04/05)

Rio Ave 2×1 V. Guimarães (15:30h)

Boavista 1×1 Gil Vicente (15:30h)

Sporting 3×0 Portimonense (18:00h)

Chaves 0x3 Porto (20:30h)

Domingo (05/05)

Farense x Estoril (15:30h)

Braga x Casa Pia (18:00h)

Arouca x E. Amadora (18:00h)

Famalicão x Benfica (20:30h)

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

A 9 pontos do final do campeonato, e com 5 de vantagem para o Benfica, restam ainda para o Sporting jogar nessa jornada em casa frente ao Portimonense (enquanto o Benfica joga fora frente ao Famalicão). Na próxima jornada fora frente ao Estoril (enquanto o Benfica receberá o Arouca) e na última jornada em casa frente ao Chaves (enquanto o Benfica jogará fora contra o Rio Ave). A vitória nessa jornada já ocorreu frente ao Portimonense. Se o Benfica não vencer seu jogo contra o Famalicão neste domingo, o título antecipado será da equipe de Alvalade.

O zagueiro Diomande (cláusula rescisória fixada em 8 milhões de euros) e o atacante Gyokeres (cláusula de 100 milhões), são alvos pretendidos por vários clubes europeus na próxima janela do mercado. Por esse mesmo motivo, o Sporting separou 35 milhões de euros pensando em contratar possíveis substitutos, sendo que na lista já despontam os nomes do central belga Debast e do atacante grego Ioannidis. Quanto a venda de Diomande, o time de Alvalade aceita até reduzir a cláusula para 60 milhões, mas quanto a Gyokeres, ele só sairá pelo valor fixado de cláusula rescisória de 100 milhões de euros.

Benfica

O Benfica já garantiu matematicamente o vice-campeonato e pelo menos a pre-eliminatoria da Liga dos Campeões. Se o Bayern Leverkusen conquistar a Liga Europa, ou até mesmo se Atalanta ou Roma vencerem ou pelo menos terminarem em 4º lugar no campeonato italiano, o Benfica entrará direto na fase de grupos.

A imprensa holandesa divulgou essa semana que o Benfica voltará a pôr em jogo mais uma Eusebio Cup (em 2023 não aconteceu a disputa), e que será o Feyenoord da Holanda o seu adversário.

Portugueses pelo Mundo

Petit assinou essa semana contrato de 2 temporadas para orientar o Cuiabá, por onde passou o técnico luso Antônio Oliveira antes de migrar para o Corinthians. Com isso são agora cinco os treinadores na 1ª divisão do campeonato brasileiro: Petit, Abel, Caixinha, Antônio Oliveira e Artur Jorge.

Com 2 gols de Cristiano Ronaldo, o Al-Nassr venceu por 3×1 na quarta-feira (01/05) o Al-Khaleej, garantindo presença na final da Taça do Rei frente ao Al-Hilal de Jorge Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *