Campanha publicitária portuguesa da Euro 2016 vence prêmio de marketing da UEFA

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Euro16_SelecaoCampanha publicitária portuguesa da Euro 2016 vence prêmio de marketing da UEFA

A campanha publicitária da Federação Portuguesa para a Eurocopa 2016 com o vídeo “Não somos 11, somos 11 milhões” venceu nessa quinta-feira o prêmio “Kiss Marketing Awards” da UEFA em Atenas, depois que concorrer com 55 federações e ter chegado entre as 4 finalistas, ao lado das campanhas das federações da França, Turquia e Noruega.

Taça Das Confederações

Aconteceu nesse sábado na Rússia o sorteio dos grupos da Taça das Confederações (que ocorrera entre 17 de junho e 2 de julho de 2017), com 4 cabeças de serie, respectivamente a anfitriã do torneio (Rússia), a última seleção campeã mundial (Alemanha), a seleção campeã sul-americana (Chile) e a seleção campeã europeia (Portugal), todas compondo o pote 1. Já o pote 2 foi composto por México, Austrália, Nova Zelândia e a última vaga reservada para a seleção campeã africana que ainda será definida em janeiro próximo. Coube a Portugal o Grupo A, onde defrontara a seleção do México (Campeão da CONCACAF) em 18 de junho; a dona da casa a 21 do mesmo mês; e a Nova Zelândia (Campeã da Oceania) a 24 ainda de junho.

Por sua vez o Grupo B ficou composto por Chile (Campeão Sul-americano); Alemanha (última campeã mundial); Austrália e o Campeão Africano de Nações (a ser definido no começo de 2017).

Taça Da Liga

A 1a jornada dos grupos A e B da Taça da Liga marca os seguintes jogos:

29/11 – Varzim x V.Setubal e Porto x Belenenses

30/11 – Sporting x Arouca

01/12 – Feirense x Moreirense

Taça De Portugal

Aconteceu nessa quinta o sorteio das oitavas-de-final da Taça de Portugal cujos jogos acontecerão entre 13 e 15 de dezembro. Eis os confrontos:

Leixões x Tondela

Real Massama x Benfica

Estoril x Sanjoanense

Torreense x Chaves

Braga x Covilhã

Acadêmica x Penafiel

V.Setubal x Sporting

V.Guimarães x Vilafranquense

Taças europeias
Sporting com recorde em Alvalade na despedida da Liga Dos Campeões

Jogando para o tudo ou nada Jorge Jesus mandou a campo um Sporting bastante ofensivo e que pressionou o Real do começo ao fim nessa terça-feira, ainda mais depois de perceber que os espanhóis jogariam mais na base do contra-ataque com CR7 isolado a frente. O jogo decorria equilibrado, mas num lance fortuito na área leonina a bola sobrou mascada para o madeirense que na tentativa de chutar a gol acabou encontrando Varane livre de marcação na cara de Rui Patrício para abrir o marcador aos 29 minutos. A etapa complementar começou da mesma forma com o time leonino sempre atacando e o Real usando dos contra-ataques para criar; mas ao meio desse 2o tempo João Pereira colocou tudo a perder agredindo com um soco o estomago do jogador Kovacic e na frente do auxiliar, sendo expulso de campo o que limitou ainda mais as chances do leão, que mesmo assim não arrefecia e continuava pressionando. E a 10 minutos do apito final eis que uma bola é alçada a grande área espanhola e encontra o braço de Coentrão (que houvera entrado a campo poucos minutos antes) levantado, para assinalação de penalidade máxima de forma inconteste pela arbitragem. Adrien bateu e empatou para o Sporting e para delírio de sua torcida que superlotou o estádio batendo novo recorde de presença no mesmo (50056 expectadores). Mas a 3 minutos do apito final, num dos poucos lances em que foi acionado, Benzema fez de cabeça o gol da vitoria espanhola e que eliminou de vez os leões da Liga dos Campeões.

A liderança do grupo continua com Borussia Dortmund que foi para 13 pontos apos golear nessa rodada o Legia por 8×4; seguido pelo Real em 2o com 11, Sporting ainda em 3o com apenas 3 pontos, e o Legia em último com 1 ponto.

Na última rodada a 7 de dezembro o Sporting vai ate a Polônia enfrentar o Legia precisando de um empate para garantir vaga na Liga Europa; enquanto o Real recebe o Borussia precisando vencer para ficar em 1o no grupo.

Porto empata fora e ainda depende só de si para chegar as oitavas

Jogando em Copenhague o Porto não conseguiu impor seu melhor futebol frente aos donos da casa, e mesmo criando pelo menos duas reais chances de gol não saiu de um empate sem abertura de contagem. Já no outro jogo o Leicester confirmou o favoritismo e venceu em casa o Brugge por 2×1 garantindo já vaga para as oitavas-de-final da Liga dos Campeões.

A liderança do grupo continua com o Leicester, isolado com 13 pontos, com o Porto ainda na 2a posição com 8, e o Copenhague na 3a posição com 6 pontos. O Brugge continua na rabeira do grupo sem ponto algum.

Na última jornada a 7 de dezembro o Brugge recebe o Copenhague, e o Porto recebe o Leicester, bastando ao time luso fazer um resultado igual ao do Copenhague para conseguir vaga à próxima fase da Liga dos Campeões.

Benfica classificado no 1º tempo e fazendo contas ao final do jogo

O Benfica foi a campo enfrentar o Besiktas nessa quarta-feira na Turquia começando de forma avassaladora a etapa inicial, mandando 4 bolas na trave (uma logo aos 2 minutos), abrindo o marcador aos 10 com Gonçalo Guedes, ampliando 15 minutos depois num belo chute de Nelson Semedo de fora da área, e fazendo 3×0 aos 31 com Fejsa. Tudo levava a crer que seria a noite encarnada e com classificação antecipada. Mas veio o 2o tempo e uma mudança por parte dos turcos foi fundamental para alterar a historia do jogo. Tosun entrou e aos 13 minutos fez um gol cinematográfico diminuindo para 3×1. Embora a pressão fosse gigantesca o time da Luz ia resistindo ate que aos 37 minutos Lindelof cortou a bola com o braço dentro da área, fazendo pênalti que Quaresma não perdoou e converteu. E no penúltimo minuto de jogo Aboubakar empatou tudo levando a decisão da vaga (que com a vitoria encarnada já estaria garantida) para a última rodada a 6 de dezembro quando o Benfica recebe o Nápoles e o Dínamo recebe o Besiktas. No outro jogo da rodada Dínamo e Nápoles empataram sem gols.

Nápoles e Benfica lideram o grupo com 8 pontos, mas os italianos ficam na frente pelo saldo de gols (fizeram 9 e levaram 7, contra 8 gols sofridos pelo Benfica que também fez 9). Besiktas segue em 3o com 7 pontos e o Dínamo em último com apenas 2. Para garantir a vaga o Benfica precisa vencer o Nápoles ou torcer para o Besiktas não vencer caso aconteça um empate frente aos italianos na Luz. Em caso de derrota encarnada o time luso ainda se classifica caso o Besiktas também perca nessa última rodada.

Braga cede empate fora, mas ainda depende só de si

O Braga foi ate a Bélgica enfrentar o Gent nessa quinta-feira e mesmo estando por 2 vezes a frente do marcador acabou por ceder o empate aos donos da casa. Aos 14 minutos Stojiljkovic aproveitou falha do goleiro adversário e abriu o marcador para o time bracarense; mas aos 32, num chute incrível de Coulibaly, os anfitriões empataram. Porem parecia mesmo que o goleiro belga Thoelen queria ajudar a equipe lusa, cometendo nova falha aos 36 que permitiu novo gol bracarense, desta feita de Hassan. Mas o time luso retribuiu o presente em falha de Matheus aos 40 minutos permitindo novo empate no jogo com o gol de Mikicevic. A etapa complementar foi toda dos donos da casa que pressionaram do começo ao fim, relegando o Braga apenas aos contra-ataques, num dos quais Ricardo Horta acabou por mandar a bola na trave do Gent.

Com mais uma vitoria (a 5a em 5 jogos), desta feita por 4×0 frente ao Konyaspor, a liderança do grupo permanece de forma disparada com o Shakhtar que soma 15 pontos em 5 jogos, seguido pelo Braga com 6, Gent com 5 e Konyaspor com 1 ponto.

A última jornada, a 8 de dezembro, colocara frente a frente Konyaspor x Gent, e Braga x Shakhtar, precisando a equipe bracarense de um resultado igual ao do Gent para poder evoluir a próxima fase.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 11ª jornada voltou nesse dia 25 (sexta-feira) com os seguintes confrontos:

Sexta-feira

V.Setubal 0x1 Rio Ave (20:30h)

Sábado

Chaves 0x0 Marítimo (11:45h)

Nacional 0x1 Estoril (16:00h)

Boavista 0x1 Sporting (18:15h) – com um gol isolado de Bas Dost aos 25 minutos (e a reclamação por parte dos donos da casa de um suposto lance em que a bola teria ultrapassado a linha de gol embora não validado pela arbitragem) o Sporting bate o Boavista por 1×0

Belenenses 0x0 Porto (20:30h) – com pouco futebol e muita reclamação contra a arbitragem o Porto empatou a 4ª partida consecutiva nesse sabado, desta feita frente ao Belenenses, o que o afasta ainda mais da liderança do campeonato português

Domingo

Arouca 1×0 Paços de Ferreira (16:00h)

Benfica 3×0 Moreirense (18:00h)

Tondela 2×1 V.Guimarães (20:15h)

A jornada só termina na segunda, dia 28, com o Braga recebendo o Feirense as 20:00h; mesmo assim o Sporting já ultrapassou o Porto assumindo a 2ª posição com 24 pontos, 5 atrás do líder Benfica com 29.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

  1. a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  2. b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  3. c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  4. d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  5. e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  6. f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,

aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

Benfica

O depto. medico do Benfica incorporou aos jogadores uma pulseira denominada “relógio de sono” que permitira ao treinador ter acesso a dados importantes de desempenho físico do atleta dentro de campo, alem de também analisar período de vigília e exposição à Luz, numa analise feita a posteriore no Benfica LAB (Centro Tecnológico no Seixal).

A imprensa portuguesa da como certa a contratação encarnada, sem ônus, do jovem lateral-esquerdo Hermes, cujo vinculo com o Grêmio de Porto Alegre termina dia 31 de dezembro deste ano, num pré-acordo valido por 5,5 anos e clausula rescisória de 45 milhões de euros.

Marítimo

O Conselho de Justiça da FPF confirmou a suspensão de 9 meses ao atacante brasileiro do time madeirense, Dyego Souza, por conta da agressão a um auxiliar em partida amistosa realizada na temporada. Dyego, que por força de um efeito suspensivo houvera ate participado da partida frente ao Benfica pela Taça de Portugal, volta agora a ficar parado (e nem podendo treinar visto que a seguradora do Marítimo já garantiu que não indenizara o clube em caso de lesão ou contusão enquanto perdurar a suspensão) e aguardando a decisão final e definitiva a ser dada pelo TAS.

Sporting

Especula-se que Gelson Martins não aceitou a proposta de elevação salarial para renovação de contrato proposta pelo Sporting que aumentaria seu atual salário de 10 mil euros brutos mensais para 37.5 mil euros, mesmo com os leões propondo manter o prazo atual do contrato que seria ate 2021.

Especula-se em Alvalade que dirigentes chineses do Tianjin Teda estão em tratativas com dirigentes leoninas objetivando a contratação do meia Elias (que recentemente voltou ao Sporting por 2,5 milhões) por 8 milhões de euros.

Ao empatar nesse final de semana por 3 gols com os russos do Dínamo Moska, o futsal leonino garantiu vaga na “Final Four” da Taça dos Campeões Europeus, alias final essa que o time de Alvalade pretende se candidatar para sediar.

Portugueses no exterior

Leonardo Jardim fez bonito nessa rodada ao levar o seu Mônaco a vitoria em casa por 2×1 frente ao Tottenham, resultado esse que garantiu a equipe do treinador português nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões.

As participações das equipes portuguesas nessa rodada das taças europeias (3empates e 1 derrota) em comparação as das equipes russas (2 vitorias e 2 empates) atrasaram mais ainda Portugal no ranking da UEFA, fixando a 7a posição atrás dos russos que ocupam o 6o lugar e dos franceses no 5o posto.

O Olympiakos de Paulo Bento empatou nessa jornada da Liga Europa em casa com o Young Boys por 1 gol e garantiu vaga antecipada para a próxima fase da disputa.

Já o Shakhtar de Paulo Fonseca continua imparável, fazendo 4×0 no Konyaspor e somando nessa rodada da Liga Europa a 5a vitoria em 5 jogos e também vaga antecipada para a próxima fase da disputa.

Por sua vez o Manchester de Jose Mourinho deu nessa rodada, também da Liga Europa, passo importante para garantir vaga à próxima fase ao golear por 4×0 o Feyenoord. Um empate na última rodada fora contra o Zorya da Ucrânia classificara os diabos vermelhos.

Com mais dois gols de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid bateu nesse sábado por 2×1 o Sporting Gijon mantendo a liderança isolada do campeonato espanhol. Alem disso, com os gols, Cristiano completou a 6ª temporada consecutiva a marcar no mínimo 50 gols. Foram 60 gols (7 pela seleção) na temporada 2010/2011 em 60 jogos; 63 gols (5 pela seleção) na temporada 2011/2012 em 71 jogos; 69 gols (10 pela seleção) na temporada 2012/2013 em 59 jogos; 61 gols (5 pela seleção) na temporada 2013/2014 em 60 jogos; 57 gols (3 pela seleção) na temporada 2014/2015 em 57 jogos; e ate a presente temporada 2015/2016 ainda inacabada são 51 gols (13 pela seleção) em 53 jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *